Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 12 de julho de 2023

MILAN KUNDERA SE ENCANTOU: ESCRITOR TCHECO MORRE, AOS 94 ANOS

 

Morre o escritor tcheco Milan Kundera, aos 94 anos

O escritor se exilou na França, após ser condenado na terra natal por criticar a invasão soviética à Tchecoslováquia, em 1968. A causa da morte ainda foi divulgada 

CB
Correio Braziliense
postado em 12/07/2023 07:26 / atualizado em 12/07/2023 10:27
 
 
 (FILES) Portrait taken on October 14, 1973 shows Czech-born French writer Milan Kundera in Prague. Czech writer Milan Kundera, the author of
(FILES) Portrait taken on October 14, 1973 shows Czech-born French writer Milan Kundera in Prague. Czech writer Milan Kundera, the author of "The Unbearable Lightness of Being", has died aged 94, said Anna Mrazova, spokeswoman for the Milan Kundera Library in his native city of Brno on July 12, 2023. (Photo by AFP) - (crédito: AFP)
 

O escritor tcheco Milan Kundera, morreu aos 94 anos. A morte foi informada nesta quarta-feira (12/7), por Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, na cidade de Brno. O escritor é autor do livro A Insustentável Leveza do Ser — considerado um dos principais romances do século 20.

Ele chegou a perder a naturalidade tcheca e foi naturalizado francês. Mais de 40 anos depois, ele recuperou a cidadania da terra natal, em 2019. Kundera escreveu poemas e contos antes de publicar, em 1967, o romance de estreia, A Brincadeira. Dois anos depois, ele publicou o conjunto de contos Risíveis Amores.

Por sua produção literária, Kundera recebeu diversos prêmios, como: Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991). A causa da morte do escritor ainda não foi divulgada.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros