RIO - Michael Jackson nasceu há exatos 60 anos na pequena Gary, no estado de Indiana. Mas foi em na região de Los Angeles que o Rei do Pop passou a maior parte da vida e morreu, em junho de 2009. Em passeios guiados ou de maneira independente, seus fãs podem seguir os passos do artista por endereços importantes, como estúdios, cenários de videoclipes e até a primeira casa da família Jackson na cidade.
Esta fica no número 1.601 de Queens Road, em West Hollywood, em um bairro de colinas com ruas cheias de curvas, puramente residencial. A família Jackson (casal e nove crianças) saiu de uma casa de 62 metros quadrados para esta, pelo menos quatro vezes maior, em 1969. Pelo clima exclusivamente residencial do bairro até hoje é possível imaginar o incômodo dos vizinhos com os longos ensaios dos Jackson 5.
Tanto que a família logo teve que se mudar novamente, para um imóvel na Bowmont Drive 2430, em Beverly Hills, que já não existe mais. Um terceiro endereço da família foi o número 4641 da Hayvenhurst Avenue, em Encino. Nele, Michael viveu de 1971 até 1988, quando comprou seu famoso rancho Neverland, na cidade de Los Olivos, a 200km de Los Angeles. A casa de Encino é uma propriedade dos Jackson até hoje mas, ao contrário da de West Hollywood, é cercada por um muro e não pode ser vista da rua.
A próxima parada pode ser a Gardner Street Elementary School, na Hawthorn Avenue 7.450, em Hollywood, a escola onde o pequeno Michael foi matriculado assim que chegou a LA. Sua presença nas salas de aula foi curta - no ano seguinte, já uma estrela nacional, passou a ser educado em casa - mas suficiente para que o nome do aluno mais famoso batizasse o auditório da escola.
Alguns metros adiante, no coração turístico da cidade, na Hollywood Boulevard, é possível ver as mãos do cantor gravadas nas paredes do TCL Chinese Theatre e tropeçar na estrela dedicada a ele na Calçada da Fama, na altura do número 1.500 da Vine Street.
Alguns dos momentos decisivos da carreiras de Michael Jackson se passaram nos estúdios A e B dos Westlake Recording Studios, na Beverly Hills Boulevard 8.447. Foi ali que ele gravou o álbuns "Off the wall" e "Thriller". O lugar, que já recebeu outros artistas de peso como Madonna, Justin Tiberlake e Van Halen, só abre para visitação durante nos meses de junho, em lembrança à data de morte de Jackson. Nessas ocasiões, é possível visitar as instalações no Thriller Studios Tour, uma visita guiada de três horas, cheia de histórias saborosas a respeito deste disco clássico. Ou seja, a próxima oportunidade será apenas em junho de 2019.
Falando em "Thriller", fãs costumam peregrinar até a 1.345 Carroll Avenue, perto de Chinatown. Lá fica a casa de dois andares que aparece no clipe da faixa título do disco. Oficialmente chamada de Sanders House foi construída em 1887 em estilo vitoriano e está em um quarteirão inteiro listado como registro nacional de lugares históricos dos EUA e como Patrimônio Cultural da Cidade de Los Angeles - mais pelo valor arquitetônico que por servir de cenário para a famosa dancinha zumbi.
Outra popular parada entre os seguidores é um conjunto de depósitos que nunca atrairia qualquer visitante se não tivesse servido de cenário para o clipe de "Beat it". O "Beat it Warehouse" fica no número 458 da Alameda Street, em Downtown. Os fãs mais atentos irão reconhecer até a escada de cimento localizada do lado de fora do prédio, na entrada pela 5th Street, que aparece no final do vídeo.