Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 30 de agosto de 2018

MICHAEL JACKSON 60 ANOS: CONHEÇA A LOS ANGELES DO REI DO POP

 

Michael Jackson 60 anos: conheça a Los Angeles do Rei do Pop

Roteiro pela cidade da Califórnia leva a importantes endereços para a carreira do artista

POR O GLOBO

Estrela dedicada a Michael Jackson na Calçada da Fama de Hollywood, na Vine Street, em Los Angeles - Visit Los Angeles / Reprodução

RIO - Michael Jackson nasceu há exatos 60 anos na pequena Gary, no estado de Indiana. Mas foi em na região de Los Angeles que o Rei do Pop passou a maior parte da vida e morreu, em junho de 2009. Em passeios guiados ou de maneira independente, seus fãs podem seguir os passos do artista por endereços importantes, como estúdios, cenários de videoclipes e até a primeira casa da família Jackson na cidade.

Esta fica no número 1.601 de Queens Road, em West Hollywood, em um bairro de colinas com ruas cheias de curvas, puramente residencial. A família Jackson (casal e nove crianças) saiu de uma casa de 62 metros quadrados para esta, pelo menos quatro vezes maior, em 1969. Pelo clima exclusivamente residencial do bairro até hoje é possível imaginar o incômodo dos vizinhos com os longos ensaios dos Jackson 5.

 

Tanto que a família logo teve que se mudar novamente, para um imóvel na Bowmont Drive 2430, em Beverly Hills, que já não existe mais. Um terceiro endereço da família foi o número 4641 da Hayvenhurst Avenue, em Encino. Nele, Michael viveu de 1971 até 1988, quando comprou seu famoso rancho Neverland, na cidade de Los Olivos, a 200km de Los Angeles. A casa de Encino é uma propriedade dos Jackson até hoje mas, ao contrário da de West Hollywood, é cercada por um muro e não pode ser vista da rua.

Primeira casa da família Jackson em Los Angeles, numa área residencial de West Hollywood - Visit Los Angeles / Reprodução

A próxima parada pode ser a Gardner Street Elementary School, na Hawthorn Avenue 7.450, em Hollywood, a escola onde o pequeno Michael foi matriculado assim que chegou a LA. Sua presença nas salas de aula foi curta - no ano seguinte, já uma estrela nacional, passou a ser educado em casa - mas suficiente para que o nome do aluno mais famoso batizasse o auditório da escola.

Alguns metros adiante, no coração turístico da cidade, na Hollywood Boulevard, é possível ver as mãos do cantor gravadas nas paredes do TCL Chinese Theatre e tropeçar na estrela dedicada a ele na Calçada da Fama, na altura do número 1.500 da Vine Street.

 

 
O estúdio A do Westlake Recording Studios, onde Michael gravou os álbuns "Off the wall" e "Thriller" - Visit Los Angeles / Reprodução

Alguns dos momentos decisivos da carreiras de Michael Jackson se passaram nos estúdios A e B dos Westlake Recording Studios, na Beverly Hills Boulevard 8.447. Foi ali que ele gravou o álbuns "Off the wall" e "Thriller". O lugar, que já recebeu outros artistas de peso como Madonna, Justin Tiberlake e Van Halen, só abre para visitação durante nos meses de junho, em lembrança à data de morte de Jackson. Nessas ocasiões, é possível visitar as instalações no Thriller Studios Tour, uma visita guiada de três horas, cheia de histórias saborosas a respeito deste disco clássico. Ou seja, a próxima oportunidade será apenas em junho de 2019.

Sanders House, construção em estilo vitoriano de 1887 usada nas filmagens do clipe de "Thriller" - Visit Los Angeles / Reprodução

Falando em "Thriller", fãs costumam peregrinar até a 1.345 Carroll Avenue, perto de Chinatown. Lá fica a casa de dois andares que aparece no clipe da faixa título do disco. Oficialmente chamada de Sanders House foi construída em 1887 em estilo vitoriano e está em um quarteirão inteiro listado como registro nacional de lugares históricos dos EUA e como Patrimônio Cultural da Cidade de Los Angeles - mais pelo valor arquitetônico que por servir de cenário para a famosa dancinha zumbi.

Galpões usados no clipe de "Beat it", de Michael Jackson, em Downtown Los Angeles - Visit Los Angeles / Reprodução

Outra popular parada entre os seguidores é um conjunto de depósitos que nunca atrairia qualquer visitante se não tivesse servido de cenário para o clipe de "Beat it". O "Beat it Warehouse" fica no número 458 da Alameda Street, em Downtown. Os fãs mais atentos irão reconhecer até a escada de cimento localizada do lado de fora do prédio, na entrada pela 5th Street, que aparece no final do vídeo.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros