IM
Isac Mascarenhas*
postado em 11/08/2022 06:00
Depois de 94 dias de seca, os brasilienses sentiram um pequeno alívio ontem. O Distrito Federal teve um dia com chuvas em pontos isolados de Planaltina, Recanto das Emas, Plano Piloto e Octogonal. Devido uma frente fria, a temperatura cairá 5°C, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo.
Para hoje, a previsão é de que a mínima caia para 11°C. Amanhã, pode atingir 10º graus. Ontem, a mínima registrada foi de 17°C. A máxima para os próximos dias ficarão entre 27°C e 28°C. De acordo com o Inmet, essa variação abrupta de temperatura pode causar choque térmico no corpo e provocar ataques alérgicos. O instituto destaca que a chuva apareceu mais cedo nesta época do ano. Em 2021, a primeira precipitação de agosto foi no dia 31.
Acostumado com a seca de Brasília, Giovane de Souza Martins, 58 anos, comemorou o começo das precipitações. "Não sou muito fã do calor. Geralmente a chuva também traz frio, aí eu posso trabalhar mais à vontade. Nos últimos dias estava muito quente, terrível", conta o bombeiro civil.