MERITÍSSIMO: COM I - E OUTRAS DICAS
Há um juiz por perto? Não dá outra. É meritíssimo pra lá, meritíssimo pra cá, meritíssimo pracolá. Olho vivo. Meritíssimo se escreve assim — com i. A razão é simples. A palavra vem de mérito. Como diz o outro, filho de peixe peixinho é.
Cuidado com a Justiça. Com a ceguinha não se brinca. Ela exige propriedade vocabular. Nunca diga que o juiz dá parecer, atribuição do Ministério Público. O meritíssimo sentencia, decide, ordena, determina, absolve e condena. Em bom português: ele profere sentença. Parecer é coisa dos outros mortais.
“Além da corrupção, também serão debatidos assuntos ligados à segurança pública”, escrevemos na pág. 13. Reparou no pleonasmo? Além de indica adição. Também transmite a mesma ideia. Melhor ficar com um ou outro: Além da corrupção, serão debatidos assuntos ligados à segurança pública. Serão debatidos assuntos ligados à corrupção e, também, à segurança pública.
Escreva Justiça quando se tratar do Poder Judiciário. E justiça nos demais casos: A Justiça ordenou o pagamento dos atrasados. Não houve justiça na divisão dos bens. Fazer justiça com as próprias mãos.