Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 08 de dezembro de 2023

MARTHA MEDEIROS: DE SACOLEIRA A ESTILISTA DE HOLLYWOOD

 

De sacoleira à estilista de Hollywood, livro conta a história de Martha Medeiros

Em uma conversa descontraída, a estilista Martha Medeiros e a jornalista Eliane Trindade comentam o lançamento da obra Do sertão à Hollywood que traz uma história de superação

 
 Vida de estilista, que vestiu o papa Francisco, virou livro e mostra a trajetória dela até o sucesso  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Vida de estilista, que vestiu o papa Francisco, virou livro e mostra a trajetória dela até o sucesso - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Foto de perfil do autor(a) Camila Coimbra
Camila Coimbra
postado em 08/12/2023 06:00 / atualizado em 08/12/2023 09:02

A estilista Martha Medeiros e a jornalista Eliane Trindade foram as convidadas do Podcast do Correio. Na apresentação do programa, Sibele Negromonte e Mariana Niederauer conversaram sobre a divulgação e o lançamento do livro Do sertão a Hollywood, que aconteceu na Livraria do Vila, no shopping Iguatemi. O evento contou com uma noite de autógrafos, e o livro está disponível para venda em livrarias e na Amazon.

A biografia foi escrita por Eliane Trindade e publicada pela Matrix Editora. A obra conta a história de Martha Medeiros, que saiu de sacoleira a uma das estilistas mais requisitadas entre as estrelas de Hollywood. Foram três anos para conceber a obra, dividida em 12 capítulos e um álbum de fotografias.

 

"A biografia é parte de uma narrativa em primeira pessoa, mas como Martha tem muitas histórias em paralelos, teve muita coisa para ser contada. O livro começa com um trabalho de reportagem sobre a vida dela, depois partimos para a construção da sua marca de luxo e, por fim, o futuro desse legado de Martha Medeiros. Essas são as três grandes partes da estrutura deste livro", contou Eliane.

Martha relata que a sua inspiração parte de todas as mulheres que a cercam. "Meu processo criativo são as mulheres que me inspiram. Todas as mulheres que conheço me inspiram, porque cada uma delas tem sua história. O que deixa meu processo criativo e a minha vida mais rica é a diferença de mulheres que convivo. Essa riqueza é o que demonstra que, no fundo, todas são muito parecidas", concluiu.

A personagem desenvolve um trabalho de inclusão social e produtiva, a partir da ação de patentear a renda de trabalhadoras de todo o sertão. Entre as muitas trajetórias de rendeiras do nordeste, a autora do livro demonstra um carinho especial pela história de como a estilista conseguiu costurar para o papa Francisco. "Ela vestir o papa e fazer um enxoval para ele, mostra a tenacidade dela em conseguir esses feitos e chegar onde ninguém imaginava que ela chegaria. Ter o papa como um garoto propaganda? Ela conseguiu esse feito e colocou um papa na Caras. Ela estava lançando (a marca) Marta Medeiros homem e a propaganda foi o papa. Isso foi muito engraçado", relatou a jornalista Eliane.

Atualmente, ela pretende montar uma instituição de ensino em São Miguel dos Milagres, em Alagoas: a "Escola de Arte da Casa Martha Medeiros", um grande projeto previsto para ser inaugurado em 2024, trazendo técnicas de costura e de renda. 

Autora e personagem afirmam que parte dos direitos autorais e das vendas do livro serão destinado aos projetos sociais.

 

*Estagiária sob a supervisão de Suzano Almeida


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros