MARCO POLO E OS 3 REIS MAGOS
Robson José Calixto
Fonte: http://www.farsinet.com.
Marco Polo, nascido em 1252, nos relatos sobre as suas viagens pelo Oriente conta que na Pérsia (atual Irã) encontrava-se a cidade de Sava (Saveh, 100 km a sudoeste de Teerã) e que dela partiram os três Reis Magos que foram adorar o Menino Jesus na manjedoura, em Belém-Efrata. Na cidade de Sava também se encontravam os túmulos dos três Reis Magos, lado a lado, com os corpos intactos, assim como barbas e cabelos.
Marco indicou que os três Reis Magos eram conhecidos por Baltazar, Gaspar e Belchior, e que a três dias de viagem de Sava existia um alcáçar chamado Gasalaca - o Castelo dos Adoradores do Fogo. “Conta-se que na antiguidade três reis dessa região partiram para adorar um Profeta que acabara de nascer e levaram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra, para saberem se Ele era um deus, um rei ou um mago. Se pegasse o ouro seria um rei terreno; o incenso, seria um deus, e se pegasse a mirra, então seria um mago”. Os Reis Magos seriam seguidores da religião de Zarathustra.
Próximos de onde o Menino nascera, o mais novo dos Reis deixou a caravana e foi sozinho conhecê-lo, verificando que era parecido consigo mesmo, pois, tinha sua idade e estava vestido como ele. Esse Rei Mago ficou assombrado. Um por um os Reis foram até o Menino, sucendo o mesmo com eles, e contaram a todos o acontecido e ficaram maravilhados. Os três Reis decidiram juntos verem o Menino, encontrando-o com tamanho e idade que lhe correspondia, itos é, três dias. Deram-lhe os presentes e o Menino aceitou todos e em troca ofertou-os um cofrinho.
Na viagem de volta os Reis Magos quiseram saber o que tinha naquele cofrinho, encontrando tão somente uma pedra; surpreendidos, perguntaram-se o que significaria aquilo, provavelmente “para serem firmes e constantes em sua fé”.
Ignorando ainda seu significado, os Reis Magos jogaram a pedra dentro de um poço e quando ela caiu um fogo ardente veio do céu, penetrando no poço. Os três ficaram, então, estupefatos e arrependeram-se do que tinham feito com a pedra, a considerando um talismã. Pegaram o fogo que saía do poço para levá-lo consigo e colocá-lo em um templo. “Desde então, esse fogo continua a arder e todos o adoravam como se fora um deus”.
Contaram a Marco Polo que os três Reis Magos eram originários de Sava, de Ava (Aveh, 20 km ao sul de Saveh) e de Gasalaca.
Nota: O presente texto foi escrito com base em Marco Polo. O Livro das Maravilhas. A Descrição do Mundo. L&PM Pocket. 2009.