Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 25 de março de 2025

MARATONA DE BRASÍLIA: INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

Inscrições para a Maratona Brasília estão abertas; veja como participar

Maratona Brasília, promovida pelo Correio Braziliense, foi uma das atrações anunciadas para celebrar a festa de aniversário de 65 anos da cidade

 
A festa esportiva chama atenção de atletas como Celso J. Costa, 60 anos, que participa de corridas há duas décadas -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A festa esportiva chama atenção de atletas como Celso J. Costa, 60 anos, que participa de corridas há duas décadas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 

Tradição no aniversário da capital, a Maratona Brasília, promovida pelo Correio Braziliense, foi uma das atrações anunciadas para celebrar a festa de aniversário de 65 anos da cidade. "O trajeto está aprovado pela Secretaria de Segurança Pública. Então, vamos ter, pela primeira vez e do jeito que a gente sempre quis, um percurso que passe pelos principais monumentos da cidade, como a Ponte JK. Vai ser um percurso lindo e trará muita gente para Brasília", disse Miguel Jabour, assessor de Relações Institucionais do Correio.

A festa esportiva chama atenção de atletas como Celso J. Costa, 60 anos, que participa de corridas há duas décadas. Amanhã, por exemplo, ele vai comemorar seu aniversário correndo 60km, em uma maratona de revezamento, com um grupo de amigos. No total, ele já correu 18 maratonas e 6 ultramaratonas. "São modalidades que exigem treinamento sério. Correr é uma mudança de vida", contou.

Além da principal modalidade, a maratona de 42.195km, os atletas poderão escolher entre 3km (caminhada), 5km, 10km e 21km. Os interessados poderão optar por participar de um dos Desafios. O primeiro deles, o Desafio BSB 65 Anos, dará ao participante a oportunidade de correr uma meia-maratona (21km) no domingo, 20 de abril, e a maratona (42km) no dia seguinte.

O segundo, o Desafio JK, será composto por duas meias-maratonas (21km 21km), uma no domingo e outra na segunda-feira. No Desafio, caso ambas as disputas sejam completadas, os atletas receberão uma terceira medalha. A inscrição dará direito ao Kit Atleta, com uma camiseta, sacochila, número de peito e medalha pós-prova.

A influenciadora digital Leila Guimarães, 35, vai participar da prova dos 10km. Ela, que treina corrida três vezes por semana, vai participar pela terceira vez da Maratona Brasília. "Expectativa está a mil. É uma corrida muito bonita e representa bem Brasília. Nos emocionamos com pessoas de diferentes perfis que se superam nessas provas. Estou animada", relatou.

O evento de comemoração do 64º aniversário de Brasília, em 2024, reuniu mais de 5 mil atletas na Esplanada do Ministério. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com um valor em dinheiro. O grande campeão foi Luís Felipe Leite Barboza, 36, morador de Ceilândia, que ganhou a prova pelo segundo ano consecutivo ao completar 42km em 2h32:03.

O vencedor travou uma disputa acirrada com o queniano Timo Kimutai, que desembarcou em Brasília para a maratona. O terceiro lugar ficou com Manoel Alves da Silva, 55. Entre as mulheres, Juliana Pereira da Silva foi a campeã, completando os 42km em 3h18:03. No segundo lugar, ficou Helen Cristina, seguida por Denise Cristiane da Silva.

Inscreva-se!

Maratona Brasília 2025

 
  • Dia 20 de abril, largada dos 21km às 6h
    Dia 21 de abril, largada dos 42km, às 5h30; Largada dos 21km, às 6h e largada dos 3km
    (caminhada), 5km e 10km, às 6h30.
  • Local: Esplanada dos Ministérios - Frente ao Museu Nacional
  • Percursos: 42km, 21km, 10km, 5km e 3km (caminhada). Desafios em dois dias: 21km + 21km ou
    21km + 42km
  • Inscrições e informações no site e Instagram: www.brasilcorrida.com.br e @maratona_brasilia

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros