Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 05 de março de 2023

MARATONA BRASÍLIA: RETORNA ÀS RUAS DA CAPITAL NO DIA 21 DE ABRIL

 

Maratona Brasília retorna às ruas da capital dia 21 de abril

Evento mais que especial é um presente para os candangos nos 63 anos da capital federal e do Correio. Saiba como participar

VP
Victor Parrini
postado em 05/03/2023 03:55 / atualizado em 05/03/2023 08:54
 
Edição de 1994 da Maratona reuniu milhares de brasilienses nas ruas do centro da capital federal. Neste ano, o número está limitado a 2 mil corredores pelas pistas da cidade -  (crédito: Eraldo Peres/CB/D.A Press)
Edição de 1994 da Maratona reuniu milhares de brasilienses nas ruas do centro da capital federal. Neste ano, o número está limitado a 2 mil corredores pelas pistas da cidade - (crédito: Eraldo Peres/CB/D.A Press)

Uma maratona para matar a saudade. A tradicional prova de 42km, enfim, estará de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal. No aniversário de 63 anos de Brasília e do Correio, em 21 de abril, os atletas da cidade serão presenteados com um evento mais que especial. Corredores de todas as regiões poderão transformar o ritmo de festa em passadas largas pelos principais pontos e monumentos da capital do país. Saiba como fazer a inscrição para a maratona neste link. 

O percurso da prova de 42km passará, pelos dois sentidos do Eixo Monumental, cruzará os Eixos Sul e Norte e voltará ao centro da capital no acesso à Igreja Rainha da Paz até terminar no estacionamento da Funarte. Tudo isso, seguindo as diretrizes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Maratona terá duração máxima de cinco horas.

Além da prova de 42km, os atletas poderão percorrer os trajetos de 10km e 5km pelas avenidas da capital. Nos percursos mais curtos, os corredores terão tempo limite de 1h30 a partir da largada. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil vagas para as três distâncias. As inscrições podem ser feitas no site centraldacorrida.com.br. O primeiro lote de vagas, disponível até 6 de abril, custa R$ 90. De 7 até 19 de abril, a taxa cobrada será de R$ 100. Conforme o estatuto, idosos pagam metade do valor. Assinantes do Correio têm 25% de desconto, limitados a 200 inscritos.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Julio Cesar Ribeiro, a Maratona vai embelezar o aniversário da cidade. "A iniciativa do Correio é muito importante. Costumo dizer que Brasília é a capital do esporte. Temos vôlei, basquete e futsal na primeira divisão. E as corridas de rua também fazem parte desse rol de esportes que engrandecem a cidade. A Maratona chega para reafirmar que o esporte precisa, sim, receber investimento", ressaltou.

Vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado diz que o evento reforça o elo do jornal com a capital federal. "A Maratona Brasília sempre foi um marco no dia do aniversário da cidade e, neste ano, o Correio empreendeu esforços para voltar com esse evento tradicional, como um presente para Brasília e os brasilenses. O Correio nasceu no mesmo dia que a cidade. Então, queremos fazer desse evento uma grande festa em 21 de abril, com a participação dos corredores, amigos e famílias", disse.

Premiação

Além das medalhas para todos os corredores que completarem a prova no tempo limite, os primeiros, segundos e terceiros colocados - masculino, feminino e pessoas com deficiências, homens e mulheres, - receberão troféus. A Maratona Brasília 2023 tem o patrocínio do Atacadão Dia a Dia.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros