Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 06 de maio de 2020

MANUAL DE MARINADA: COMO DAR SABOR A CARNES E PEIXES

 

Michael Graydon|NYT

Manual da marinada: como dar sabor a carnes e peixes

Marinada sempre mistura temperos aromáticos, ácido e gordura. Ela pode ter diferentes sotaques e definir a cara de um prato; aprenda cinco receitas

 
15 de maio de 2019 | 21:21por Danielle Nagase, O Estado de S.Paulo

Quando o assunto é marinada a primeira coisa que vem à cabeça é a vinha d’alhos. Qual é a mãe ou avó que não começa a preparação de um assado deixando a carne imersa em vinho, sal, ervas e condimentos?

 Essa fórmula que por aqui tempera e amacia cortes bovinossuínoscordeiro e aves é herança portuguesa e seu nome vem justamente da base do preparo, a mistura de vinho (ou vinagre) e alho.

 Ela está nos cadernos de receitas de famílias e em livros antigos como Dona Benta - Comer Bem, de 1940, que já orientou gerações na iniciação às artes culinárias.

 

Marinada sempre mistura temperos aromáticos, ácido e gordura.

Marinada sempre mistura temperos aromáticos, ácido e gordura. Foto: Daniel Almeida/Estadão

 Mas quem disse que a marinada tem que ser sempre igual? Em busca de novas possibilidades para seus assados e cozidos, o Paladar reuniu as melhores dicas e conselhos de quem entende muito de cozinha brasileira, indiana, inglesa, japonesa e mexicana. As fórmulas abaixo são um convite para você desapegar do receituário corriqueiro e variar.

 A ideia é inventar, vale tudo, mas o ponto de partida tem de ser sempre a mistura de ácido, tempero aromático e gordura.

  

Marinadas podem ter diferentes sotaques e definir a cara de um prato.

Marinadas podem ter diferentes sotaques e definir a cara de um prato. Foto: Daniel Almeida/Estadão

 

O manual da marinada 

 ● ácido + aromáticos + gordura (opcional)

 - Ácidos: suco de frutas críticas, vinagre, iogurte, vinho, cerveja, cachaça, saquê, tequila

- Aromáticos: alho, cebola, ervas, gengibre, pimentas, especiarias

- Gordura: azeite de oliva, manteiga

 

● Tempo 

 - 24h para cortes com até 2kg

- 3 dias para peças com mais de 10kg

- Mantenha sempre sob refrigeração

 

● Fresco ou seco?

 

- Ervas frescas agregam sabor à marinada, pois concentram mais óleos essenciais que as versões secas. Especiarias devem ser moídas na hora. 

- Opções em pó temperos, como gengibre, são mais fortes. Use com moderação. 

 

● Não lave

Se necessário, retire o excesso de líquido e temperos da carne com papel toalha.

 

● Temperatura

Retire da geladeira com antecedência para que a carne chegue à temperatura ambiente antes de ir ao forno,  isso garante um cozimento por igual. 

 

● Transforme em molho

Deglaceie o fundo da assadeira com a sobra da marinada: reduza em fogo baixo, coe e ajuste o tempero; se quiser, adicione manteiga para dar brilho. 

 

* Fonte: Paulo Veríssimo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi

 

 

RECEITAS DE MARINADAS

● De cachaça e ervas frescas para carne de porco 

 

A chef Heloísa Bacellar, do Lá na Venda, aposta em sabores bem familiares para temperar a carne de porco. Cebola, alho, suco de limão, azeite e ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão e louro) se juntam à cachaça nesta marinada bem brasileira. Confira a receita completa

 

 

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco.

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco. Foto: Alex Silva|Estadão

  

● De iogurte e garam masala para frango

 

garam masala é um mix de especiarias que você pode comprar pronta ou fazer em casa. É ela que dá o sotaque indiano a essa receita, da chef Deepali Bavaskar, do Samosa & Company. Aqui, usamos para temperar coxa e sobrecoxa de frango. Você também pode usar filé de peito ou outro corte de frango que preferir, basta se lembrar de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada. Veja a receita

 

 

Marinada de iogurte e garam masala para frango.

Marinada de iogurte e garam masala para frango. Foto: Alex Silva|Estadão

  

●  De saquê, missô e gengibre para peixe

 

A chef Mari Hirata usa sabores orientais intensos (missô é uma pasta fermentada de soja e mirim, um tipo de saquê adocicado usado na cozinha) para temperar filés de peixe. Essa receita também funciona para cortes bovinos, como fraldinha. Confira a receita completa

 

 

Marinada de saquê, missô e gengibre para peixes.

Marinada de saquê, missô e gengibre para peixes. Foto: Alex Silva|Estadão

 

 

● De cerveja e tequila para frango ou peru

 

Cerveja, tequila, mel, mostarda, suco de limão e de laranja, tomates assados, alho e alecrim, tudo batido no liquidificador. Essa mistura de sabores, de inspiração mexicana, pode ser usada para temperar galinha caipira ou peru. Você pode usar peças inteiras ou cortes, basta ajustar o tempo de descanso da carne na marinada. A receitas é das Lourdetes. Veja como fazer em casa.   

 

Marinada de cerveja, tequila, mel e mostarda para frango ou peru.

Marinada de cerveja, tequila, mel e mostarda para frango ou peru. Foto: Alex Silva|Estadão

  

● De leite e ervas para frango

 

Essa receita é do chef britânico Jamie Oliver, publicada no livro Jamie’s Confort Food. Ela tem duas etapas. Uma salmoura com sal, açúcar, tomilho, louro, alho e pimenta. E uma marinada de buttermilk (em português, leitelho), leite levemente talhado e ácido, que ajuda a amaciar o frango. Nos EUA e na Europa, é fácil achar buttermilk no supermercado. Por aqui, você pode fazer em casa muito rapidamente: basta misturar leite e suco de limão e deixar descansar por 10 minutos.  Usamos a marinada para temperar um frango inteiro que, depois, foi assado. Mas essa receita funciona para todos os cortes da ave (coxa, sobrecoxa, asa e até peito), que podem ser assados ou fritos. Confira a receita completa

 Marinada de leite e ervas para frango.

Marinada de leite e ervas para frango. Foto: Alex Silva/Estadão


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros