Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português quarta, 18 de maio de 2022

MAIS ANTIGA QUE? MAIS ANTIGA DO QUE?
 

Mais antiga que? Mais antiga do que?

Planaltina é mais antiga que Brasília? Ou mais antiga do que Brasília? Faça a sua aposta. Ficou na dúvida? A razão é simples. As duas formas merecem nota mil. Planaltina é mais antiga que Brasília. Ou mais antiga do que Brasília. Brasília é mais nova que Planaltina. Ou é mais nova do que Planaltina. Qual a melhor? A mais econômica. Mais antiga que Brasília. 
 

Erramos

“Nos bastidores, integrantes do partido falam que o ex-presidente será impedido de disputar as eleições “, escrevemos na pág. 3. Ops! Esquecemos pormenor pra lá de importante. Falar não é dizer. Falar é pronunciar palavras (falou cedo, fala inglês). Dizer é afirmar. Melhor: Nos bastidores, integrantes do partido dizem que o ex-presidente será impedido de disputar as eleições.  
 

Enxurrada com x. Enchente com ch. Por quê?

Puxa! Que chuvarada. Rio e São Paulo ficaram alagados. As tempestades trouxeram duas palavras ao cartaz. Uma: enxurrada. A outra: enchente. Pintou, então, uma pergunta. Por que enxurrada se escreve com x e enchente com ch? A regra diz que, depois de en, vem x (enxoval, enxofre, enxugar, enxame, enxurrada). Enchente joga em outro time. De cheio, nasceu encher. De encher, enchente. Tudo com ch.
 

A ou há: questão de tempo

A Lei Maria da Penha nasceu em 2006. Portanto, há 12 anos. Por que a presença do h? Guarde isto: tempo passado é com h. Tempo futuro, sem h. Bater em mulher virou crime há 12 anos. Passado. Com h. Daqui a três anos, a lei completa uma década e meia. Futuro. Sem h. Mais exemplos? Cheguei há pouco. Passado, com h. Estamos a dois dias da posse.
 

Candidato melhor avaliado? Mais bem avaliado?

Eleição rima com confusão? Não. Rima com discussão e solução. Candidatos prometem. Os eleitores avaliam promessas. Se convencem? As pesquisas respondem. O resultado levanta uma questão de português. A gente diz candidato melhor avaliado ou mais bem avaliado? Avaliado é particípio. Como dançado, cantado, votado. Guarde isto: antes de particípio, só mais bem tem vez. Diga sem medo de errar: candidato mais bem avaliado, música;
 
 

Vossa Excelência & cia.: letra maiúscula

Hoje o Supremo Tribunal Federal se reúne para decidir o habeas corpus do Lula. Qual será a sentença? Todos chutam, mas ninguém tem a resposta. A única certeza é que os ouvidos se cansarão de ouvir a duplinha Vossa Excelência. Vale a lembrança. Pronomes de tratamento começados por “vossa” se escrevem com a inicial grandona: Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Senhoria.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros