Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 25 de outubro de 2024

MAGUILA SE ENCANTOU: PUGILLISTA BRASILEIRO FALECE AOS 66 ANOS DE IDADE
Por 
Redação O GLOBO
 — Rio de Janeiro, RJ

 

 
 

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, faleceu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 66 anos de idade. O ex-peso-pesado sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira no boxe. A morte de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, para a TV "Record".

Maguila teve 17 anos de carreira dentro dos ringues e entrou para a história da modalidade. Foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado, em 1995, ao vencer, por pontos, o britânico Johnny Nelson, conquistando o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF) - embora a WBF não seja uma das quatro principais organizações, sendo considerada, uma entidade de menor relevância.

Maguila é festejado após vencer a luta contra o espanhol Alfredo Evangelista — Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo
Maguila é festejado após vencer a luta contra o espanhol Alfredo Evangelista — Foto: Hipólito Pereira / Agência O Globo

No cenário brasileiro, Maguila acumulou títulos e um cartel vasto de vitórias - 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. O pugilista foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental e campeão das Américas.

Além dos títulos, Maguila também foi protagonista de grandes lutas no cenário da modalidade. O brasileiro enfrentou nomes famosos como os norte-americanos Evander Holyfield e George Foreman. Contra Holyfield, o brasileiro chegou a disputar o cinturão do CMB (Conselho Mundial de Boxe). Maguila perdeu para os dois, mas os embates foram importantes para elevar a moral e dar notoriedade ao pugilista.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros