José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, faleceu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 66 anos de idade. O ex-peso-pesado sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira no boxe. A morte de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, para a TV "Record".
Maguila teve 17 anos de carreira dentro dos ringues e entrou para a história da modalidade. Foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado, em 1995, ao vencer, por pontos, o britânico Johnny Nelson, conquistando o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF) - embora a WBF não seja uma das quatro principais organizações, sendo considerada, uma entidade de menor relevância.
No cenário brasileiro, Maguila acumulou títulos e um cartel vasto de vitórias - 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. O pugilista foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental e campeão das Américas.
Além dos títulos, Maguila também foi protagonista de grandes lutas no cenário da modalidade. O brasileiro enfrentou nomes famosos como os norte-americanos Evander Holyfield e George Foreman. Contra Holyfield, o brasileiro chegou a disputar o cinturão do CMB (Conselho Mundial de Boxe). Maguila perdeu para os dois, mas os embates foram importantes para elevar a moral e dar notoriedade ao pugilista.