Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins sexta, 22 de novembro de 2024

MADAME DUROCHER: FILME DÁ VOZ A PERSONAGENS HISTÓRICOS AFRODESCENDENTES

Lançado no Mês da Consciência Negra, 'Madame Durocher' dá voz a personagens históricos afrodescendentes

 

Baixe fotos em alta do filme aqui

 

São Paulo, 20 de novembro de 2024 - Marie Josephine Mathilde Durocher, primeira mulher a obter o título de parteira no Brasil e a se tornar membro da Academia Nacional de Medicina no século XIX, é retratada no longa “Madame Durocher”, dirigido por Dida Andrade e Andradina Azevedo. Com roteiro de Rita Buzzar e João Segall, que também assinam a produção, o filme também destaca a história personagens negros que, assim como Marie, enfrentam preconceitos no Brasil imperial. 

 

Dentro do elenco destacam-se André Ramiro, que interpreta o Dr. Joaquim, fundador da Academia Nacional de Medicina, um personagem histórico pouco lembrado; e Isabel Fillardis, que dá vida a Clara, uma mulher negra que tem sua história entrelaçada com a da protagonista. 

 

"Para mim, foi uma honra interpretar o Dr. Joaquim, um personagem importante para a história do nosso país, já que foi fundador da Academia Nacional de Medicina. Ele foi apagado pela história, tanto que temos poucos registros dele atualmente", diz Ramiro.

 

“Clara é uma mulher profunda, complexa, poética e inteligente que acompanha a personagem principal e, paralelo à história dela, conta a sua própria. É impactante, forte e emocionante dar vida à ela. Espero que as pessoas possam se identificar com as personagens e vejam o universo feminino do filme, repleto de nuances e vivências que acompanham as mulheres ainda hoje”, comenta Isabel Fillardis.

 

Para trazer fidelidade à jornada de Madame Durocher e das outras figuras representadas no filme, o historiador Johnatan Raymundo trabalhou no desenvolvimento do longa junto aos roteiristas como consultor e pesquisador.

 

"São muitos os desafios para se fazer um filme de época baseado em história real, dificuldades que vão desde a busca por informações e a visitas de arquivos e documentos não organizados e guardados com o devido cuidado até o pouco registro da história da maioria da população brasileira. O que revela o nosso pouco apreço à nossa própria história, principalmente quando diz respeito às pessoas negras e mulheres, por exemplo. Ao mesmo tempo, o trabalho também tem o seu prazer e satisfação. Poder contribuir para oferecer ao povo brasileiro a oportunidade de conhecer e se inspirar nas trajetórias que trazemos nesse filme, é cumprir um papel educativo e urgente. O longa nos convida a enfrentar os limites e realizar nossas vidas com autonomia e resiliência”, comenta o historiador.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros