25 de agosto de 2022 | 10h00
Um fenômeno mundial dominou as redes sociais nos últimos meses. Longe dos gramados padrão Fifa, Uefa e afins, um jovem conquistou uma massa de fãs com seus vídeos mostrando gols no terrão, em campinhos mal cuidados de sua cidade: Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, soma 18 milhões de seguidores no Instagram, seduzidos por meio de seu carisma e qualidade no futebol.
"Receba!", a frase, que se transformou na marca registrada do jovem de 20 anos, rodou o mundo nos últimos meses. Ele a usa sempre depois de suas publicações nas redes sociais. Desde o primeiro vídeo postado no TikTok, no dia 25 de março de 2021, muita coisa mudou na vida desse baiano de sorriso largo e muito carisma, como dizem os que o conhece. Na cidade de Quijingue, no norte da Bahia, Iran começou a gravar vídeos de finalização, em um campo de terra batida. Isso se espalhou e, atualmente, ele é o influenciador de futebol com mais seguidores no mundo.
Os chutes e gols impressionam até hoje. Mas o sucesso de Luva não se resume a isso. A começar pelo visual: as "luvas de pedreiro", que o jovem utliza para imitar os jogadores se protegendo do frio no inverno europeu, e as camisas de futebol, de times brasileiro ou internacionais, são destaques nos Reels, TikTok e Twitter.
Vasco, Paris Saint-Germain, Barcelona, entre outros clubes, já estiveram presentes nos vídeos do brasileiro. O primeiro time, inclusive, foi o motivo por trás de um dos primeiros sucessos nas redes. Torcida e clube cruzmaltino engajaram com a publicação do jovem, que esbanjava carisma com a camisa da equipe da segunda divisão.
Em 2022, influenciadores ao redor do planeta imitaram Iran. Suas falas foram traduzidas para diversas línguas - inglês, espanhol, italiano, francês - e seus vídeos reproduzidos e compartilhados milhões de vezes nas redes sociais por pessoas que nunca estiveram no Brasil. O próprio Instagram republicou em sua rede institucional um dos gols do Luva. O fato é que tudo aconteceu muito rápido na vida desse brasileiro natural de Quijingue (BA) e nascio em 7 de novembro de 2001.
Com o sucesso de suas produções, que viralizavam todos os dias na internet, Luva fechou um contrato para ser assessorado pelo empresário Allan Jesus, com experiência nesse ramo de agenciamento de influenciadores digitais e produtores de conteúdo. No início, seus seguidores observaram mudanças e novidades na vida do rapaz. Viagens para a final da Liga dos Campeões, em Paris, fotos e conversas com famosos - Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Felipe Massa e Camila Cabello -, camisas oficias de times europeus nos vídeos e uma marca de vestuário própria (a "Loja do Luva").
Segundo o colunista Leo Dias, do Portal Metrópoles, ele teria apenas R$ 7,5 mil nas suas contas bancárias pelos trabalhos feitos em 2022. Luva desabafou sobre a situação em junho, quando parou de gravar vídeos por um período. Em sua defesa, Allan Jesus afirmou que Iran tinha conhecimento sobre uma conta jurídica da empresa que eles abriram quando acordaram a parceria. O caso foi para os tribunais.
Jesus apontou que os contratos de publicidade somam cerca de R$ 2 milhões. "Nenhum pagamento foi feito até o presente momento", justificou o empresário em junho. Entre os acordos, Luva de Pedreiro assinou com Amazon Prime Video, Pepsi e montou uma loja com grife própria.
Com as polêmicas e o contrato com Allan Jesus rompido, Falcão, craque do futsal brasileiro, assumiu o papel de assessor do influenciador. Além disso, o novo agente denunciou que, tanto Iran quanto sua família, quando assinaram os contratos com Allan Jesus, eram analfabetos. Um dos compromissos do vínculo com o Luva é retomar seus estudos.
"RECEBA o que for seu! Obrigado por ter me procurado e me escolhido em te ajudar! TODAS as decisões serão suas e da sua família, pois o que é pouco para um, pode ser muito para outro! Te apresento pessoas do bem e super profissionais que estarão no dia a dia com você e colocará tudo na mesa para que vocês decidam! Não somos seus donos, não temos cadeira cativa para nada, qualquer agência que tiver coisas boas para o Iran "Luva de Pedreiro" será bem-vinda! Seja bem-vindo, da forma e do jeito que VOCÊ DECIDIR!", escreveu Falcão em seu Instagram, no fim de junho.
Em junho, a coluna de Léo Dias também revelou que algumas ações de marketing foram negadas por Allan Jesus. Entre elas, estava um contato com Cristiano Ronaldo, craque do Manchester United e da seleção portuguesa. Com Falcão, a carreira de influenciador decolou, dentro e fora das redes sociais.
Além disso, o produtor de conteúdo assinou um contrato de exclusividade com a adidas, para se tornar embaixador da marca. Desde agosto, ele não pode ser fotografado usando camisas de outras patrocinadoras esportivas, como a Nike ou a Puma -, deixou de utilizar uniformes da seleção brasileira, do Vasco e do próprio Cristiano Ronaldo em seus vídeos. Outro contrato, que pode ser firmado nos próximos meses, envolve a gigante do cinema Marvel. Em seu Instagram, Iran deu um “gostinho” aos fãs da parceria, ao postar uma imagem do Homem-Aranha, super-herói da franquia.