Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 29 de maio de 2019

LUGARES ONDE O RIO DE JANEIRO É MAIS SABOROSO

Lugares onde o Rio de Janeiro é mais saboroso

Apesar dos pesares, a cidade tem boas opções gastronômicas. Mas é preciso que a comida se torne parte das estratégias de desenvolvimento
 
 
 
 

A escritora americana Elizabeth Bishop, uma das maiores poetisas da Língua Inglesa, que morou no Brasil entre 1951 e 1971, disse que oRio de Janeiro “Não é a cidade mais bela do mundo, apenas o lugar mais belo do mundo para uma cidade”. Ela estava certíssima. Como em uma peça de teatro ou filme, o Rio tem um excepcional cenário, luz, figurino, um bom elenco, mas faltam direção e roteiro.

Mil Frutas , sob o comando de Renata Saboya e suas filhas Juliana e Paula, é a prova de que devemos confiar em um lugar com mais de 30 anos de atividade. O lançamento de novos sabores e de uma linha de picolés demonstra criatividade e respeito à qualidade. Amo todos, mas o sorvete de limão-siciliano com casquinha de laranja e o picolé de jabuticaba são especiais e deliciosamente refrescantes.

Chez Claude , aos cuidados da competente chef Jessica Trindade, apresenta novos pratos, carbonara de pato confit, ceviche de cavaquinha e pupunha, e mantém o cremoso ovo Clarice e o untuoso ravióli de batata-baroa com pinoli. A fila de espera costuma ser longa.

 

O grupo 14zero3, do Gustavo Gill e Leo Rezende, tendo como chef geralElia Schramm , que aglomera casas como Pici, Oya e Mimolette, segue apostando em lugares agradáveis, que atendem aos anseios de quem quer ver e ser visto, gosta de atendimento simpático em torno da mesa, com pratos bons por um razoável custo-benefício. O Heat Firehouse, no Leblon, mostra vigor apostando em generosos assados e defumados e ainda apresenta toques mexicanos, e o Posí, em Ipanema, tem inspiração italiana e um mozzarela bar.

Fresh and Good é capitaneado por Fabíola Giffoni, tem projeto do arquiteto Vicente Giffoni e cozinha comandada pela experiente chefMaria Victoria . Ampliou o horário de atendimento e passou a abrir para o jantar. O menu variado apresenta pratos leves e uma coleção de ovos: omelete, mexido, mollet, com cogumelos, com queijo, apenas clara, entre outras possibilidades. Húmus e pão pita; pop de camarão com aiöli siciliano; sticks de polenta com creme de queijo trufado; salmão grelhado, legumes na brasa, molho de manga e gengibre; filé-mignon grelhado, risoni gratinado com creme de cogumelos, moqueca vegana de palmito fresco e banana-da-terra, farofa de dendê e arroz, e uma releitura do salpicão que leva palha de batata, cenoura, aipo, frango e passas.

 

Guimas , comandado pelo lendário Chico Mascarenhas, se mantém aplicado fazendo caipirinhas sem invencionices, pastéis crocantes, filés no capricho e vieiras grelhadas que agradam aos seus fiéis clientes, mantendo o clima acolhedor da Gávea em meio à balbúrdia do bairro. 

Gurumê , japonês do grupo Trigo, se mantém com intermináveis filas de espera de quem quer provar comida mix japonesa, californiana e carioca. O mais recente restaurante do grupo fica no Shopping Rio Sul. Seguem ampliando seus domínios.

O Momo Gelato sempre fez um waffle doce , cheiroso e gostoso, que cai muito bem com uma bola de sorvete de caramelo com flor de sal. Eles começaram a fazer uma versão salgada do waffle, com queijo na massa. Bem interessante.

A chef Roberta Sudbrack fechou o Garagem da Roberta, no Leblon, mas fez o Sud, Pássaro Verde, no Jardim Botânico. É um oásis.  Comece pelos irresistíveis gourgères, passeie pela carne cruda e arroz de frutos da terra, derreta-se com a sublime clafoutis de pera. Aproveite para agradecer e rezar diante da cozinha, que tem muitas imagens de santos na prateleira da parte superior.

 

A Pastrella, fábrica de massas frescas das irmãs Claudia e Flávia Silva, há 30 anos no Leblon, é porto seguro para raviólis, tortelis e rondellisbem recheados, lasanhas suculentas, pães macios e quiches crocantes. O raviolão de queijo mussarela de búfala fica delicioso com molho de tomate e manjericão que as meninas plantam em Itaipava. As tortas e bolos são ótimos e têm açúcar no ponto certo. O de aipim pede um café robusto para acompanhar.

O Rio de Janeiro é como comida espanhola moderna, feita para compartilhar e degustar aos pouquinhos com amigos. Aproveitem!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros