Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 14 de março de 2025

LUA DE SANGUE: ACOMPANHE O ECLIPSE LUNAR AO VIVO

Lua de sangue: acompanhe o eclipse lunar ao vivo

Fenômeno poderá ser visto a olho nu, ou seja, sem uso de instrumentos e não requer nenhum cuidado com os olhos

 

Os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra -  (crédito: Yu Kato/Unsplash)
Os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra - (crédito: Yu Kato/Unsplash)
 

Na madrugada desta sexta-feira (14/3), todo o Brasil poderá observar o eclipse total da Lua. O fenômeno terá início às 3h26, durando até 04h31. A astrônoma Josina Nascimento explica que os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra.

O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, de 0h30 às 5h da manhã. O eclipse da Lua poderá ser visto a olho nu, ou seja, sem uso de instrumentos e não requer nenhum cuidado com os olhos, podendo-se olhar pelo tempo que desejar.

 

A Lua já estará bem alta no céu no início do eclipse penumbral e vai ficar do lado oeste durante todo o eclipse.

"Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total. Após o eclipse total há novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral, pois a a Lua estará saindo da sombra da Terra”, frisa a astrônoma do Observatório Nacional.

Veja os horários previstos para cada fase do eclipse:

  • Início do eclipse penumbral: 0h57
  • Início do eclipse parcial:  2h10
  • Início do eclipse total: 3h26
  • Máximo do eclipse total: 3h59
  • Fim do eclipse total:  4h31
  • Fim do eclipse parcial:  5h48
  • Fim do eclipse penumbral:  7h

Por que a Lua fica avermelhada?

O aspecto avermelhado da Lua durante o eclipse total se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera.

De acordo com a astrônoma Josina, a luz branca do Sol penetra na atmosfera e as cores azul e violeta são dispersadas pelos gases atmosféricos. "Já as tonalidades mais próximas do vermelho conseguem atravessar com mais facilidade, conferindo à Lua essa coloração característica”, diz a especialista.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros