Caminhar 8 mil passos, ou cerca de 6,4 quilômetros, um ou dois dias por semana pode reduzir significativamente o risco de morte prematura, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira. Embora o exercício regular seja conhecido por reduzir o risco de mortalidade, o estudo publicado na revista JAMA Network Open analisou os benefícios para a saúde de caminhar intensamente apenas alguns dias por semana.
Para o estudo, os pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 3.100 adultos americanos. Eles descobriram que aqueles que caminhavam 8 mil passos ou mais um ou dois dias por semana tinham 14,9% menos probabilidade de morrer em um período de 10 anos do que aqueles que nunca atingiram essa marca.
Para aqueles que caminharam 8 mil passos ou mais de três a sete dias por semana, o risco de mortalidade foi ainda menor: 16,5%. Os benefícios para a saúde desse hábito mostraram-se ainda maiores para os participantes com 65 anos ou mais.
"O número de dias por semana dando 8 mil passos ou mais foi associado a um menor risco de mortalidade por todas as causas e cardiovascular", disseram os pesquisadores. “Essas descobertas sugerem que os indivíduos podem obter benefícios substanciais para a saúde caminhando apenas alguns dias por semana.”
O americano médio caminha de 3 mil a 4 mil passos por dia, de acordo com a Mayo Clinic, que afirma que caminhar regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.