Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 29 de março de 2023

LONGEVIDADE: CAMINHADA DE 8 MIL PASSOS UMA VEZ NA SEMANA REDUZ RISCO DE MORTE, DIZ ESTUDO

 

Por AFP

 

Caminhada de 8 mil passos ao menos uma vez na semana reduz risco de morte, diz estudo
Caminhada de 8 mil passos ao menos uma vez na semana reduz risco de morte, diz estudo Ana Branco / Agência O Globo

Caminhar 8 mil passos, ou cerca de 6,4 quilômetros, um ou dois dias por semana pode reduzir significativamente o risco de morte prematura, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira. Embora o exercício regular seja conhecido por reduzir o risco de mortalidade, o estudo publicado na revista JAMA Network Open analisou os benefícios para a saúde de caminhar intensamente apenas alguns dias por semana.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 3.100 adultos americanos. Eles descobriram que aqueles que caminhavam 8 mil passos ou mais um ou dois dias por semana tinham 14,9% menos probabilidade de morrer em um período de 10 anos do que aqueles que nunca atingiram essa marca.

Para aqueles que caminharam 8 mil passos ou mais de três a sete dias por semana, o risco de mortalidade foi ainda menor: 16,5%. Os benefícios para a saúde desse hábito mostraram-se ainda maiores para os participantes com 65 anos ou mais.

"O número de dias por semana dando 8 mil passos ou mais foi associado a um menor risco de mortalidade por todas as causas e cardiovascular", disseram os pesquisadores. “Essas descobertas sugerem que os indivíduos podem obter benefícios substanciais para a saúde caminhando apenas alguns dias por semana.”

O americano médio caminha de 3 mil a 4 mil passos por dia, de acordo com a Mayo Clinic, que afirma que caminhar regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros