Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins terça, 11 de fevereiro de 2025

LONGA TUDO É SÓLIDO TERMINA FILMAGENS NO INTERIOR DE MINAS (POSTAGEM DO LEITOR ISIDORO B. GUGGIANA)

Com Humberto Martins, longa 'Tudo que é Sólido' termina filmagens no interior de Minas

Filme tem direção e roteiro de Márcio Heleno Soares; gravações aconteceram em Caratinga, Ipatinga, Imbé de Minas e Ubaporanga

 

 

'Tudo que é Sólido': Luciano Gomes Costa, Humberto Martins e Julliano Mendes em cena gravada em Caratinga -  crédito: Flávio Monfreda

 

"Tudo que Sólido", de Márcio Heleno Soares, terminou suas filmagens no início de fevereiro. O ator Humberto Martins é o grande vilão do longa filmado no interior mineiro. Outros nomes importantes para a trama como o rapper Kant e as atrizes Adriana Rabelo ("Fuzuê") e Eduarda Samara ("Bacurau") também gravam na região.

 

No suspense policial, o artista carioca, visto recentemente em "O Auto da Compadecida 2", vive o implacável Rei do Bicho, enquanto Eduarda interpreta Mara, uma jovem que se envolve com o traficante Paulista (Kant). Adriana Rebello ("Desalma", Russo Apr ("Marte Um") e Erick Maximiano também terão papéis de destaque no filme.

 

Humberto Martins divide sua função em duas etapas. "Teve um processo inicial de imaginação do roteiro que primeiro abre a janela de visualização do ator", explica. "Aí já no set, com a direção, é quando o trabalho vai tomando outra forma mais elaborada, mais definitiva". Ele também destaca seu apreço por produções locais: "acho maravilhoso, engrandece a nossa indústria, o local e as possibilidades de trabalhar na área artística".

 

O longa tem direção de Márcio Heleno Soares, que divide o roteiro com André Regal. "Tudo que Sólido" narra a intensa relação entre dois adolescentes, que acaba se transformando em um violento conflito de gangues. As cenas do filme foram gravadas nas cidades de Caratinga, Ipatinga, Imbé de Minas e Ubaporanga.

 

As filmagens começaram em dezembro do ano passado com elenco local, escolhido entre mais de 800 pessoas. Foram selecionados 60 atores para as gravações. O longa conta com produção executiva de Edileis Novais e Emanuelly Batista Coelho, direção de produção de João Paulo de Souza e coordenação de produção de Ton Silva.

 

"O filme tem uma relação muito íntima com o interior de Minas, em cidades situadas no Vale do Aço", conta o diretor. "Então nós temos esse grupo de pessoas que são da região, o que dá autenticidade para a trama, para trazer não só o sotaque, mas também algumas características físicas daqui", complementa. Ao mesmo tempo, a ideia do diretor é a de desconstruir os arquétipos do campesino local.

 

Realização da Mimética Produções Audiovisuais, "Tudo que é Sólido" conta com financiamento via Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais - SECULT , Lei Paulo Gustavo - apoio às produções audiovisuais mineiras - Categoria 2 - Produção.

 

"Tudo que é Sólido"

Diretor: Márcio Heleno Soares

Roteiro: Márcio Heleno Soares e André Regal

Produtoras Executivas: Edileis Novais e Emanuelly Batista Coelho

Diretor de Produção: João Paulo De Souza

Diretor de Fotografia: Marcklano Lima Araujo Chagas

Diretor de Arte: Sérgio Crespo

Elenco principal: Humberto Martins, Adriana Rabello, Russo Apr, Eduarda Samara e Erick Maximiliano

Elenco regional: Artur José Silva, Beatriz Pimenta, Fernanda Teixeira Rossi, Mírian Cristina, Renato Gomes e Wellington Calaça.

 

Sobre Márcio Heleno Soares

Márcio Heleno Soares é bacharel em Filosofia, com pós-graduação em cinema, realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas "O Cineasta" de Leandro Martins e "Planeta Escarlate" de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020, 2021 e 2022 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.

Roteiro e Direção 

Memórias de um Celular – 2008 – 1`30
O Reflexo de Narciso – 2009 – 3`00
Luzlândia – 2009 – 2009 – 1h30
Lambari – 2012 – 14`00
Não Há Gatos na Casa – 2015 – 14`00
Azul Prussiano – 2016 – 14`00
Kamehameha – 2022 – 15`00

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.brpati@patriciarabello.com.br

@patirabello

 

Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383

Assessoria de Imprensa

email: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros