Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Descomplicando a Ortopedia - Doutor Renato Simionatto segunda, 12 de agosto de 2024

LOMBALGIA (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?
 
A dor aguda é uma resposta natural do corpo a lesões ou danos nos tecidos, como músculos, ligamentos ou articulações. Ela tem início repentino, é geralmente intensa e pode ser causada por traumas, infecções, cirurgias ou outras condições médicas agudas. Normalmente, a dor aguda tem uma duração previsível e melhora à medida que o processo de cicatrização ocorre.
 
Já a dor crônica é uma experiência diferente e pode ser definida como dor persistente que se prolonga por semanas, meses ou até mesmo anos. Ao contrário da dor aguda, a dor crônica é mais complexa, envolvendo processos neurobiológicos e psicossociais. Pode ocorrer mesmo após a lesão ter sido tratada ou cicatrizada e, em alguns casos, a causa subjacente pode ser difícil de identificar.
 
Mas, você sabia que tomar algumas medidas preventivas pode evitar que ela se torne crônica?
 
✅ Movimente-se regularmente: Evite o sedentarismo e pratique exercícios físicos adequados, como alongamentos e fortalecimento muscular, para manter a saúde da coluna.
 
✅ Postura correta: Mantenha uma postura adequada ao sentar, levantar objetos e até mesmo ao caminhar, para reduzir a sobrecarga na coluna.
 
✅ Cuidado com o peso: O excesso de peso pode contribuir para a lombalgia. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável.
 
✅ Ergonomia no trabalho: Ajuste a altura da cadeira e da mesa para manter a coluna alinhada durante o expediente.
 
✅ Evite esforços excessivos: Na realização de atividades físicas ou ao levantar objetos pesados, use a técnica correta e, se necessário, peça ajuda.
 
✅ Consulte um especialista: Se a dor persistir por mais de alguns dias, procure um ortopedista especializado em coluna para uma avaliação detalhada.
 
Prevenir é sempre melhor do que remediar! Cuide da sua coluna e previna-se contra a lombalgia crônica.🌟
 
Agende uma consulta comigo.
 
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros