LOMBALGIA (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?
A dor aguda é uma resposta natural do corpo a lesões ou danos nos tecidos, como músculos, ligamentos ou articulações. Ela tem início repentino, é geralmente intensa e pode ser causada por traumas, infecções, cirurgias ou outras condições médicas agudas. Normalmente, a dor aguda tem uma duração previsível e melhora à medida que o processo de cicatrização ocorre.
Já a dor crônica é uma experiência diferente e pode ser definida como dor persistente que se prolonga por semanas, meses ou até mesmo anos. Ao contrário da dor aguda, a dor crônica é mais complexa, envolvendo processos neurobiológicos e psicossociais. Pode ocorrer mesmo após a lesão ter sido tratada ou cicatrizada e, em alguns casos, a causa subjacente pode ser difícil de identificar.
Mas, você sabia que tomar algumas medidas preventivas pode evitar que ela se torne crônica?
Movimente-se regularmente: Evite o sedentarismo e pratique exercícios físicos adequados, como alongamentos e fortalecimento muscular, para manter a saúde da coluna.
Postura correta: Mantenha uma postura adequada ao sentar, levantar objetos e até mesmo ao caminhar, para reduzir a sobrecarga na coluna.
Cuidado com o peso: O excesso de peso pode contribuir para a lombalgia. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável.
Ergonomia no trabalho: Ajuste a altura da cadeira e da mesa para manter a coluna alinhada durante o expediente.
Evite esforços excessivos: Na realização de atividades físicas ou ao levantar objetos pesados, use a técnica correta e, se necessário, peça ajuda.
Consulte um especialista: Se a dor persistir por mais de alguns dias, procure um ortopedista especializado em coluna para uma avaliação detalhada.
Prevenir é sempre melhor do que remediar! Cuide da sua coluna e previna-se contra a lombalgia crônica.
Agende uma consulta comigo.
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767