Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 02 de janeiro de 2022

LITERATURA: CONHEÇA CARLA MADEIRA, A ESCRITORA BRASILEIRA QUE MAIS VENDEU LIVROS EM 2021

 

Conheça Carla Madeira, a escritora brasileira que mais vendeu livros em 2021

Seus romances abordam temas delicados como violência doméstica e incesto
Carla Madeira. Foto: Gustavo Andrade/Agência O Globo
Carla Madeira. Foto: Gustavo Andrade/Agência O Globo
 

Giuseppe Zani ficou encasquetado quando abriu, em agosto, a loja física do sebo Jacaré, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Quem era aquela escritora que “não aparecia nos cadernos de cultura” e de quem todos falavam? De onde havia surgido o desejo coletivo de ler Carla Madeira? “Foi uma enxurrada de pedidos, primeiro de ‘Tudo é rio’, depois de ‘A natureza da mordida’ e ‘Véspera’. Não conhecia a escritora, mas ela estava na lista de todo mundo, na pauta do momento”, conta o gaúcho radicado no Rio. “Não é sempre que um fenômeno assim acontece e foi difícil encontrar exemplares. Logo percebi que os leitores trabalhavam as obras em Clubes do Livro e não queriam se desfazer dos exemplares. A leitura ia além do entretenimento, há apego e identidade. Os livros da Carla que vendo não voltam tão cedo pro sebo.”

Carla Madeira. Foto: Gustavo Andrade/Agência O Globo
Carla Madeira. Foto: Gustavo Andrade/Agência O Globo

A mineira de 57 anos foi a mulher brasileira que mais vendeu ficção no país em 2021. Até a penúltima semana de dezembro foram 53.500 exemplares e a tal “lista de todo mundo” inclui leitores que vão de Mia Couto (“Sua literatura é de rara beleza, estou encantado e com imunidade por este generoso rio”) a Martha Medeiros (“Carla dá até raiva na gente: como assim um livro de estreia tão potente, perfeito, pronto?”), passando pelos atores Mouhamed Harfouch, Alice Wegmann, Cissa Guimarães, Juliana Paes, Patricia Pillar e Murilo Benício, o médico Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, e a livreira Ana Averbuck, da Argumento, onde as obras de Carla saíram mais do que o dobro do segundo autor campeão de vendas nas compras de Natal na livraria do Leblon.

Um caminho para entender que segredos tem Carla é ler um trecho de “Tudo é rio”. Aquele em que Venâncio, cego de ciúmes da mulher com o próprio filho, que está sendo amamentado, a espanca sem dó: “Ele arrancou o menino dos braços dela e jogou longe, bateu em Dalva, bateu, bateu. Espancou”. “Quando escrevi isso, estava pensando em engravidar. A porrada foi tão grande que fiquei 14 anos longe do livro”, conta a escritora. “Tive episódios de medo e pânico quando minha filha nasceu. Havia tocado num lugar que não consegui elaborar de imediato. Parecia que não havia saída para aquela situação.”

Havia. Carla largou o livro, mas “Tudo é rio” jamais a deixou. Anos depois, conversando sobre o tema com a mãe, descobriu identificação inesperada: casada com um intelectual religioso, ela já havia tido quatro filhos antes da futura escritora. Não se falava em contracepção. A mãe estava exausta no nascimento de Carla. “João Cabral diz que escrevemos por duas razões: pra transbordar ou preencher. ‘Tudo é rio’ foi um transbordamento. Depois de um intervalo de 14 anos, o escrevi em oito meses, sem parar, alucinadamente. Ele tem uma métrica, um jeito de falar, a frase curta, que se eu ficasse um dia sem reler um trecho, perdia o ouvido”, diz, em sua casa nas Mangabeiras, em BH.

O livro foi lançado em 2014 pela local Quixote e migrou para endereços além Minas com vagarosa elegância. Seu combustível foi o boca a boca. Quando recebeu um exemplar, em setembro de 2019, presente de uma jornalista mineira, Martha Medeiros o leu de um fôlego só em Porto Alegre. E a ele dedicou uma coluna aqui na Revista ELA. “Quem é leitor voraz sabe quando tem uma joia nas mãos e o erotismo nada vulgar de ‘Tudo é rio’ me envolveu. Não é que eu tenha gostado do livro, fiquei apaixonada. Quis muito que Carla fosse lida por muitas pessoas”, observa.

A coluna, conta Carla, “mudou tudo”. Vieram as primeiras resenhas. Depois o convite para uma adaptação cinematográfica (rejeitada, entre outros motivos, porque a autora deseja uma mulher na direção). O contrato com a Record (que relançou “Tudo é rio” e lançou “Véspera” em 2021; e relança este ano o esgotado “A natureza da mordida”, disputado por até R$ 200 em sites). E uma solitária crítica negativa, do catedrático da UFRGS Luís Augusto Fischer, na Folha de S.Paulo. Nela, ele a compara a Isabel Allende e torce o nariz para o uso de “estratégias de folhetim”. “Estava escrevendo ‘Véspera’, que é sobre rejeição, na pandemia, e me deu uma insegurança terrível. Mas nunca li Isabel Allende e o que mais me incomodou foi o que percebi ser uma tentativa de desqualificar o leitor. Depois pensei que ele havia tirado o livro de alguma unanimidade burra. E, por fim, tive a certeza de que o que me interessa é fazer um fio, pegar assim em você e te laçar. Quando vou ao livreiro, peço: me sugere um que eu não vou querer nem comer? Isso é folhetinesco? Defina, por favor”, diz, com a corda imaginária nas mãos.

A febre Carla Madeira é  indissociável da explosão dos clubes de leitura país afora durante a pandemia. Uma semana antes desta conversa ela havia participado de uma reunião com psicanalistas em torno de “Véspera”. Já por conta de “Tudo é rio”, fez leituras em presídios, em programa de remissão de penas através da arte. Sua primeira reação foi de espanto: como lidariam com a violência de gênero e o erotismo mencionado por Martha Medeiros, concentrado na prostituta Lucy, tripé do triângulo amoroso formado com Dalva e Venâncio? “Calou fundo quando um preso me disse que ‘depois que li seu livro, parei de odiar’. Desejo oferecer nos livros pistas sobre as razões da violência contra a mulher, discutir este lugar do gozo para o homem e do sacrifício e do sofrimento para a mulher. Lucy goza de forma fálica, o controla. E isso incomoda: a mulher que gosta do gozo ainda é interditada socialmente, ‘não presta’”, diz.

A literatura de Carla Madeira não se atém a regionalismos e trata de temas fortes tendo por cenário um país nada cordial: a violência doméstica, os tabus do sexo, o abandono e sequestro de menores, a rejeição da maternidade, o incesto. “Vou a lugares incômodos, pois não queremos olhar pro mal. É como no poema ‘Aviso à praça’, do Antonio Risério, que o Arnaldo Antunes diz lindamente: esse homem capaz de desumanidades foi produzido em Marte ou ‘é um monstro’? Não. Ele surgiu de nós. Como Bolsonaro. De nós. Não há escapatória: se minha literatura olha para o mal e para o homem, ela é política”, analisa a autora.

 

As duas primeiras frases de “Véspera” já indicam ao leitor o tamanho desta camada na produção de Carla Madeira: “Como se chega ao extremo? Vivendo”.Em seu terceiro casamento, com dois filhos muito bem criados (Ana, de 21, e João, de 19), sócia fundadora de uma das mais importantes agências de publicidade de Minas, a escritora identifica a banalidade do mal sem grandes esforços. Por exemplo, no grupo de WhatsApp dos vizinhos do bairro de classe alta em que vive: “Contrapus os Dez Mandamentos a falas corriqueiras do bolsonarismo e convidei-os a uma reflexão: isso é ser cristão? Havia um pastor. Fui expulsa”.

Os três livros da escritora que também pinta, toca viola, compõe e já teve uma banda de MPB (“a linguagem me conquistou inicialmente pelas letras de Caetano, Chico, Gil e do Clube da Esquina”) transbordam, no entanto, teimosa esperança. Os atos imperdoáveis que tanto obcecam Carla Madeira clamam desesperadamente por misericórdia em sua escrita. “O ato deve ser punido e a pessoa não será liberada das consequências, mas ele não é ela. Você pode dizer que isso é apenas ser cristão, mas também é a base dos direitos humanos”, diz.

“Tudo é rio” termina com um ato gigantesco de perdão. “Perdoar diz mais respeito ao agredido do que ao agressor. É cessar o ódio e assim permitir que o agredido tenha uma vida. Caso contrário, ele ficará preso a esse acontecimento, como a Dalva, durante tanto tempo, no livro. Somos, todos, capazes disso, e de seguir adiante”, aposta.

 
 

O jornalista viajou a convite da Record.


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