A escritora francesa Any Collin participa, nesta quinta-feira (2/6), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Casa Park, de uma noite de autógrafos para o livro Estilhaços de tempo, lançado neste ano pela Apis Editora.
As andanças de Any não são poucas. Nascida em Paris, na França, em 1943, a artista passou os primeiros 25 anos de vida na cidade. Transcorrido o quarto de século nas ruas parisienses, o mundo tornou-se pequeno. Any caiu na estrada no afã de explorar o mundo e a si mesma. As diversas viagens, enfim, encontraram descanso em São Paulo, onde a artista foi morar com a família. Na maior cidade da América Latina, ela se encontrou em um grande caldeirão cultural e se deixou envolver à medida que sentia o amor pelo país avançar de forma galopante. O delírio tropical, contudo, foi interrompido por um infortúnio que a levou de volta a Paris. Por lá, Any não conseguiu chacoalhar o desejo de estar no Brasil e focou-se em produzir sobre o país. Entre os projetos, ajudou na divulgação de artistas brasileiros residentes na França, produziu dois programas de rádio e assinou uma coluna em um jornal local sobre a cultura brasileira.
Munida de vivências, histórias e estórias, Any, enfim, abriu a gaveta que abrigava tantos textos. Recortes de tempo, ou, nas palavras da autora, estilhaços de tempo, se reuniram para formar um espelho que refletia, de certa forma, o rosto de Any. Os 20 textos que ocupam as 161 páginas do livro imprimem, sobretudo, o prazer de pertencer a um país acolhedor. E ela não pretende parar por aí. Um novo livro de poesias está pronto e traz o anúncio de que a gaveta não tem a intenção de se empoeirar outra vez.