Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sexta, 19 de maio de 2023

LIGA EUROPA: ROMA E FIORENTINA AVANÇAM

Roma e Fiorentina avançam e Itália terá times em todas as finais continentais da temporada

 

Leverkusen (Germany), 18/05/2023.- Roma'Äôs head coach Jose Mourinho celebrates with his players after the UEFA Europa League semi final second leg soccer match between Bayer Leverkusen and AS Roma in Leverkusen, Germany, 18 May 2023. (Alemania) EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL

Foto: Redação

Por Redação

18/05/2023 | 19h32Atualização: 18/05/2023 | 19h40

Além dos dois times, a Inter de Milão voltou a se garantir na decisão da Champions League após mais de 12 anos

 

A Itália vive grande momento no futebol europeu. Depois da Inter de Milão se garantir na decisão da Champions LeagueRoma avançou para a final da Liga Europa após empatar sem gols com o Bayer Leverkusen. Na Liga Conferência, a Fiorentina superou o Basel, por 3 a 1, e garantiu os italianos em todas as decisões continentais na temporada.

Com a classificação, Mourinho leva a Roma à sua segunda decisão europeia em duas temporadas. No ano passado, foi campeão da Liga Conferência. Diferentemente do clube italiano, que nunca venceu a Liga Europa, o Sevilla é especialista na competição, não à toa já ergueu seis taças. A decisão está marcada para dia 31 de maio, na Puskas Arena, em Budapeste.

A Itália terá a Fiorentina como representante na final da Liga Conferência. O time de Florença venceu o Basel por 3 a 1 em jogo emocionante na volta da semifinal, também nesta quinta, e brigará pelo título com o West Ham, que bateu o Alkmaar por 1 a 0 e confirmou a classificação.

 

Atual campeã da Liga Conferência, a Roma se garantiu na decisão da Liga Europa ao empatar com o Bayer Leverkusen

Atual campeã da Liga Conferência, a Roma se garantiu na decisão da Liga Europa ao empatar com o Bayer Leverkusen Foto: AP Photo/Martin Meissner

ROMA SE SEGURA E AVANÇA

Na BayArena, a torcida do Bayer Leverkusen fez uma linda festa para empurrar os jogadores rumo à reação e viram uma postura convincente. Apesar disso, a defesa romanista bem armada por José Mourinho dificultou as ações ofensivas da equipe alemã, que teve sua melhor chance do primeiro tempo aos 12 minutos, quando Moussa Diaby bateu firme e viu a bola explodir no travessão.

 

Quando os times voltaram do intervalo para o segundo tempo, os torcedores alemães produziram um pequeno inferno acendendo sinalizadores no setor da arquibancada atrás do gol da Roma. O árbitro paralisou a partida até que a fumaça que invadiu o gramado se dissipasse.

Depois que a bola voltou a rolar, time italiano seguiu com a mesma estratégia e não desenvolveu praticamente nada no campo de ataque. Solido defensivamente, sofreu alguns sustos nos minutos finais, em tentativas de Azmoun e Frimpong, mas saiu ilesou e conseguiu a classificação.

SEVILLA VIRA NA PRORROGAÇÃO

No Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, o primeiro tempo foi marcado por indignação após a não marcação de um pênalti a favor do Sevilla, em lance revisado pelo VAR após Torres ser atingido por um carrinho de Cuadrado. A dúvida era se o contato foi dentro ou fora da área. Os gols saíram apenas no segundo tempo. Vlahovic marcou para a Juventus após aproveitar rebote e Suso arriscou de fora da área para deixar tudo igual.

 

Sevilla venceu a Juventus, por 2 a 1, e voltou a ser finalista da Liga Europa

Sevilla venceu a Juventus, por 2 a 1, e voltou a ser finalista da Liga Europa Foto: EFE/José Manuel Vidal

 

Em uma prorrogação tensa, Erik Lamela acertou um excelente cabeceio para colocar o Sevilla em vantagem no placar. A Juventus, nervosa, errou muito e não conseguiu articular uma reação, mas teve esperança nos minutos finais pois Marcus Acuna foi expulso e deixou o time espanhol com um jogador a menos em campo nos minutos finais. A superioridade numérica, contudo, não foi o suficiente para impedir que o maior campeão da Liga Europa chegasse a mais uma final.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros