Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 27 de outubro de 2021

LIBERTADORES: VITÓRIA DO PALMEIRAS TRAZ DUAS GRANDES NOTÍCIAS

 

Análise: vitória do Palmeiras traz duas grandes notícias a um mês da final da Libertadores

Alta de Gustavo Scarpa e Luiz Adriano reencontrando o caminho das redes pode ser decisivo para o duelo diante do Flamengo, em Montevidéu
Palmeiras vence mais uma Foto: Divulgação/Palmeiras
Palmeiras vence mais uma Foto: Divulgação/Palmeiras
 

Faltando pouco mais de um mês para a final da Libertadores, o Palmeiras, aos poucos, vai reencontrando o caminho das vitórias. Nesta segunda-feira, bateu o Sport por 2 a 1 no Allianz Parque, mas a boa notícia vai além do resultado. O técnico Abel Ferreira está conseguindo resgatar duas peças que podem ser decisivas diante do Flamengo, no dia 27 de novembro, em Montevidéu: o meia Gustavo Scarpa e o atacante Luiz Adriano.

Antes, porém, precisa tomar cuidado com a desatenção. Um contra-ataque, e aos três minutos o Sport já estava em vantagem no placar: após roubada de bola, Luciano Juba foi lançado em profundidade, cruzou e viu Leandro Barcia chegar pela direita para finalizar e fazer 1 a 0, após a confirmação do VAR. Diante do Flamengo, ainda mais em uma final de Libertadores, pode custar (muito) caro.

É difícil fazer qualquer análise tática sobre a postura das equipes após o tento porque tudo fluiu de maneira pouco natural. O Sport se retrancou e o Palmeiras administrou a partida em um ataque contra a defesa. Mas individualmente, Scarpa e Luiz Adriano se mostraram boas opções.

Inicialmente, Abel seguiu com a opção pelas bolas em velocidade com Rony e Dudu — que levaram perigo, é verdade —, mas que em determinado momento se mostraram exageradas. A sensação de que faltava repertório foi evidente. Até que o segundo ponto de mudança entrou em campo: Gustavo Scarpa.

O meia foi um poço de criatividade que estava faltando nesta equipe do Palmeiras. Responsável por organizar jogadas, acertar bons passes e arriscar finalizações. Scarpa estar no banco com tantos atletas tendo caído de produção é algo que só Abel Ferreira pode explicar. Nesta segunda-feira, mostrou que ele pode ser importante em Montevidéu.

Scarpa, aliás, é o jogador da Série A com mais passes pra gol na temporada: 17 no total. O garçom deu assistência para Luiz Adriano marcar e só não teve a da virada de Felipe Melo computada porque Willian desviou no meio do caminho. Ainda sim, teve papel fundamental na vitória. Veja a lista de líderes de assistências da temporada:

  • Gustavo Scarpa - 17

  • Artur - 14

  • Arrascaeta e Vitinho (Flamengo) - 13

  • Hulk - 12

Aliás, Luiz Adriano ter marcado é o terceiro ponto importante para o Palmeiras. Nesta equipe que sente a falta de um finalizador, tê-lo de volta marcando gols é fundamental. Receber os aplausos da torcida ao ser substituído também é importante.

Falta um mês para a final da Libertadores e o Palmeiras tem problemas de sobra. Ainda sim, há a sensação de que um caminho está sendo traçado. Se vai dar certo ou não, fica a cargo de Abel Ferreira e da execução dos jogadores.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros