Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 19 de setembro de 2024

LIBERTADORES: SEM GABIGOL E PEDRO, FLAMENGO ENCARA PEÑAROL
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 
 

No título da Libertadores de 2019, Gabigol foi o grande protagonista do Flamengo. Em 2022, os holofotes foram para Pedro. Agora, em 2024, o espaço está aberto a um novo jogador rubro-negro que poderá levar o rubro-negro. Essa trajetória pode começar hoje, às 19h, contra o Peñarol, no Maracanã, na partida de ida das quartas de final.

Pedro, que sofreu grave lesão no ligamento do joelho esquerdo no último dia 4, quando estava na seleção brasileira, só retorna aos gramados em 2025. Gabigol, por sua vez, virou a última opção do treinador Tite para o setor. O camisa 99, inclusive, está fora da partida de hoje por precaução, de acordo com o rubro-negro.

Independentemente de ser desfalque logo mais, Gabigol vive uma temporada muito ruim. O atacante, que tem quatro gols em três finais de Libertadores, disputou apenas três partidas como titular em 2024.

A ausência de Pedro pode ser considerada a mais sentida. O atacante, em ótima fase no ano, é o artilheiro do Flamengo na Libertadores, com cinco gols.

 

Possibilidades

 

Sem a dupla, o caminho está aberto para outro jogador do elenco assumir esse posto. Bruno Henrique, Gerson e Arrascaeta são fortes candidatos. Consagrados na história do clube, os três são figuras constantes em momentos decisivos da equipe na temporada, como na Copa do Brasil — o agora centroavante e o uruguaio fizeram os gols diante do Bahia, que classificaram o Flamengo à semifinal —, no Campeonato Brasileiro e também na Libertadores. Os três serão titulares hoje.

A expectativa é que Gerson siga improvisado de ponta-direita. Sem Luiz Araújo, operado ontem no joelho direito — tendência é ficar dois meses afastado dos gramados —, Tite deve escalar o equatoriano Gonzalo Plata no lado esquerdo do ataque. Revelado pelo Independiente del Valle-EQU, o camisa 45, que deixou boa impressão no clássico contra o Vasco, fará sua primeira partida pela Libertadores.

 

De La Cruz está de volta

 

No meio-campo rubro-negro, Arrascaeta terá a companhia de De La Cruz. Recuperado de lesão no músculo posterior da coxa direita, o camisa 18 retorna ao time após três partidas fora.

Na lateral esquerda, Ayrton Lucas, que cumpriu suspensão na partida do último domingo, está novamente à disposição. O camisa 6, entretanto, deverá ficar como opção no banco de reservas, com Alex Sandro, que estreou no clássico, mantido na equipe titular.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros