Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 03 de agosto de 2022

LIBERTADORES: PALMEIRAS REENCONTRA ATLÉTICO-MG ATRÁS DE RECORDES NA COMPETIÇÃO

Palmeiras reencontra Atlético-MG atrás de mais recordes na Libertadores

Técnicos protagonistas no torneio continental, Abel Ferreira e Cuca duelam pelo terceiro ano seguido na competição sul-americana

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

03 de agosto de 2022 | 05h00

Invicto nesta edição da Libertadores e sem perder como visitante no torneio há mais de três anos, o Palmeiras vislumbra alcançar mais recordes na competição em que busca o tetra. Para isso, terá de superar mais uma vez o Atlético Mineiro, rival que eliminou no ano passado para chegar à decisão. Paulistas e Mineiros iniciam o confronto das quartas de final nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Daqui a uma semana, se encontram no Allianz Parque para definir quem avança às semifinais.

O Palmeiras joga disposto a melhorar ainda mais seus impressionantes números na Libertadores. O time de Abel Ferreira é dono da melhor campanha da história da fase de grupos, com 100% de aproveitamento, e detém a maior série invicta como visitante no torneio: 19 partidas. No geral, são 16 jogos de invencibilidade no torneio continental, sendo nove vitórias seguidas. 

 
Dudu foi decisivo no ano passado e quer repetir a dose contra o Atlético
Dudu foi decisivo no ano passado e quer repetir a dose contra o Atlético Foto: Cesar Greco/Palmeiras
 

O time de Abel Ferreira venceu todos os seus oito compromissos na atuação edição da Libertadores, marcou 33 gols e sofreu apenas três. Especialista em pouco tempo na competição, o técnico português, bicampeão, enfrenta Cuca pelo terceiro ano seguido e quer se manter invicto contra o comandante atleticano.

Abel levou a melhor na final da Libertadores de 2020, com Cuca no comando do Santos, e na semifinal do ano seguinte, quando o treinador estava à frente do Atlético-MG, ao empatar sem gols em casa e depois por 1 a 1 em Belo Horizonte - na ocasião ainda existia a regra do gol fora.

Cuca retornou recentemente ao time mineiro para substituir o argentino Turco Mohamed e busca se vingar do colega português, dono de duas taças continentais. "Temos um propósito muito claro nesta competição e vamos exigir o máximo de nós para dar o melhor para depois termos o segundo jogo em nossa casa", limitou-se a dizer Abel.

"Será um jogo de Libertadores, contra um rival muito difícil e que já enfrentamos no ano passado na semifinal. Sabemos que é um estádio muito difícil também. Estamos nos preparando para fazer o nosso melhor e tentar trazer a vitória", reforçou Gustavo Gómez, estrangeiro com mais vitória pelo Palmeiras.

Maior artilheiro do time paulista na história da Libertadores, Rony continua fora depois de ser ausência contra São Paulo, Cuiabá, América-MG, Internacional e Ceará, ele voltou a treinar, mas ainda não está pronto para voltar. Com isso, o argentino "Flaco" López segue no comando do ataque.

No Atlético, Cuca não poderá usar Guilherme Arana, com dores musculares. Dodô deve ser o escolhido para atuar na lateral esquerda. As outras baixas são Allan, que cumpre suspensão e Pavón, fora da lista de inscritos no torneio. Zaracho é dúvida. 

Cuca reuniu todo o elenco para uma conversa depois da dura derrota para o Inter no Sul para recuperar a confiança perdida com resultados negativos e uma notória queda de desempenho nas últimas partidas. 

"Na conversa, a gente falou de muitas coisas e uma delas foi na organização. Ser um time mais organizado, um time mais compacto", revelou o zagueiro Junior Alonso. 

ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Dodô; Otávio, Jair e Nacho; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk. Técnico: Cuca.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e López. Técnico: Abel Ferreira.

Juiz: Facundo Tello (Argentina).

Horário: 21h30.

Local: Mineirão.

TV: ESPN e Facebook Watch.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros