Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 17 de agosto de 2021

LIBERTADORES: PALMEIRAS E SÃO PAULO DECIDEM VAGA PARA A SEMIFINAL

 

Rivais e vizinhos, Palmeiras e São Paulo decidem vaga para a semifinal da Libertadores

Após empate por 1 a 1 no jogo de ida no Morumbi, equipes se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, sem públic

João Prata, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2021 | 05h00

Palmeiras e São Paulo decidem nesta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, uma vaga na fase semifinal da Copa Libertadores. Após empate por 1 a 1 na primeira partida, o Alviverde tem a vantagem de jogar pelo 0 a 0. Qualquer igualdade com dois gols ou mais favorece o Tricolor - um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O jogo será tenso e bastante disputado entre os rivais e vizinhos de CT. Os dois times pouparam jogadores no Brasileirão por causa desta decisão.

O clássico paulista mais importante do ano não terá público e colocará frente a frente duas equipes que não vão muito bem das pernas. O Palmeiras vem de derrota para o Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, que permitiu ao adversário abrir cinco pontos de vantagem na liderança do torneio.

 
Abel Ferreira em treino do Palmeiras
Abel Ferreira durante treino do Palmeiras Foto: Cesar Greco/S.E Palmeiras
 

O tropeço poderia ser relevado por causa do importante duelo desta noite. O problema é que foi mais uma fraca apresentação da equipe em sequência. Nos últimos seis jogos, o ataque do Palmeiras praticamente parou de funcionar. Foram apenas quatro gols marcados, sendo dois deles contra - Manoel ajudou o Palmeiras a vencer o Fluminense 1 a 0 e Titi também mandou contra na vitória do Fortaleza por 3 a 2. Uma eliminação em casa para o rival, somada a isso, pode complicar as coisas para o técnico Abel Ferreira.

“Os jogadores sabem o quanto eu confio neles e o quanto nos preparamos mentalmente. Sabem a regra das 24h, na vitória ou derrota. Daqui a três dias estaremos preparados para o nosso grande jogo em casa, para passarmos à próxima etapa, que é o que queremos”, disse o técnico do Palmeiras após a derrota para o Atlético-MG

O São Paulo derrotou o Grêmio por 2 a 1 no último jogo, com gol nos acréscimos, mas está somente a três pontos da zona de rebaixamento. Desde o título paulista, a equipe de Crespo tem alternado altos e baixos. O problema maior no lado são-paulino é com as lesões. Luciano, Eder, Marquinhos e Wellington estão fora. Arboleda tem boas chances de jogar.

“Estou convencido de que vamos chegar no Allianz Parque para fazer história. Como campeão da América e o elenco, eles são os favoritos, mas acreditamos. Temos um elenco com gana, vontade de ganhar”, disse o técnico Hernán Crespo. 

 

ctv-1fm-crespo-cortado
O técnico Hernán Crespo orienta seus jogadores durante treinamento no CT do São Paulo Foto: Érico Leonam / sãopaulofc

Nas estatísticas, o São Paulo tem levado a melhor sobre o Palmeiras. São nove jogos sem perder para o rival, com seis vitórias e quatro empates. O time do Morumbi também levou derrotou o Palmeiras nos dois últimos jogos no Allianz - 1 a 0 pelo Paulista deste ano e 2 a 0 no Brasileirão do ano passado. 

A favor do Palmeiras há o histórico geral contra o São Paulo no Allianz Parque. Em 12 partidas, são oito vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Outro ponto é que os visitantes costumam marcar poucos gols quando atuam neste estádio. Nesse período, a média é de 0,5 gol do São Paulo por jogo. Em 2021, o Palmeiras tem desempenho razoável na sua casa, com 15 vitórias, seis empates e sete derrotas - aproveitamento de 60,7% dos pontos.

Professores 

No primeiro jogo, os dois técnicos surpreenderam na escalação para tentar surpreender o rival. Os dois meias criativos das equipes, Gustavo Scarpa e Benítez, começaram no banco de reservas. O que se viu foi uma partida de bem disputada, com forte marcação e poucas chances de gol.

Como o São Paulo precisa marcar pelo menos um gol, a tendência é que Crespo opte por uma formação mais ofensiva e, o Palmeiras, tenha uma postura mais cautelosa.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros