Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 02 de outubro de 2019

LIBERTADORES: NOITE DE FUTEBOL ARTE

 

LIBERTADORES
 
O circo está armado
 
 
Em um dos duelos mais esperados da temporada, Grêmio e Flamengo prometem mais do que um jogo de futebol. O clima de semifinal oferece um charme a mais ao picadeiro: hoje tem espetáculo, sim, senhor

 

João Romariz*
Gabriel Escobar*

Publicação: 02/10/2019 04:00

 




Grêmio e Flamengo. Semifinal de Libertadores. Em jogo, o título de melhor futebol do Brasil e a vaga na final da maior competição do continente. De um lado, o insuperável Gabigol, o mago Arrascaeta e o mister português Jorge Jesus, que chegou incomodando, tentam quebrar o jejum de 38 anos do rubro-negro e chegar ao título mais uma vez. Do outro, o abusado Everton, Luan, o Rei da América de 2017, e o copeiro Renato Gaúcho buscam o tetracampeonato do tricolor gaúcho. Atrações não faltam no que será o grande espetáculo do futebol brasileiro em 2019. As duas equipes fazem o jogo de ida da semifinal hoje, às 21h30, na Arena do Grêmio.

O primeiro show da noite acontece na beira do picadeiro. Os treinadores Renato Gaúcho e Jorge Jesus resolveram iniciar o confronto semanas atrás com provocações. Em entrevistas coletivas, defenderam que os times que comandam apresentam o melhor futebol do Brasil. O português afirmou que o rubro-negro não é líder do Campeonato Brasileiro à toa. Além disso, declarou que os treinadores brasileiros são ultrapassados.

Por sua vez, o polêmico Renato Gaúcho não aceitou os comentários e defendeu o tricolor gaúcho como detentor do título de melhor futebol do Brasil e diminuiu o currículo de Jorge Jesus. Ainda afirmou que a razão para o sucesso do Fla é o investimento em um elenco de qualidade. Frente a frente pela segunda vez no ano, os treinadores terão a chance de provar quem apresenta o melhor e mais eficiente futebol.

Dentro de campo, as verdadeiras atrações abrilhantam o espetáculo. O embalado elenco flamenguista, que não perde uma partida há quase dois meses (4/8), tenta manter a boa fase e construir um bom resultado fora de casa, enquanto o Grêmio busca fazer jus à fama de copeiro e chegar a mais uma final de Libertadores.

Gabigol, artilheiro do Brasil no ano, e os parceiros Arrascaeta e Bruno Henrique são mais letais do que os atiradores de facas dos circos. No ano, o Flamengo soma 100 gols em 53 jogos oficiais, sendo 65 marcados pelo trio mágico. Fora de casa, o time também costuma marcar. São 37 tentos em 26 partidas longe do Maracanã. O desafio será furar a boa defesa gremista nesta noite.

Os tricolores sonham em dominar a América pela segunda vez em três anos. O time copeiro parece ter encontrado a fórmula do sucesso na Libertadores. Essa é a terceira vez consecutiva que o time chega às semifinais do torneio, mantendo a base do elenco campeão em 2017. Acostumados com grandes jogos e duelos duros, os comandados por Renato Gaúcho levam vantagem neste aspecto.O destaque do time é Everton, o Cebolinha, que conquistou vaga na Seleção Brasileira e desponta como o grande atacante do futebol brasileiro na atualidade. Além dele, Luan, o melhor jogador do continente em 2017, parece ter reencontrado o bom futebol. Nos últimos dois jogos, marcou contra Santos e Avaí, e é outro nome importante da companhia e esperança do torcedor gremista.

*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros