Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 07 de setembro de 2022

LIBERTADORES: FLAMENGO BUSCA FINAL E PODE GARANTIR MELHOR CAMPANHA DO TORNEIO NESTE SÉCULO

 

Por Breno Angrisani — Rio de Janeiro

 

Flamengo busca final e pode garantir melhor campanha da Libertadores neste século
Jogadores do Flamengo comemoram gol em Buenos Aires JUAN MABROMATA/AFP

Flamengo e Vélez Sarsfield voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no Maracanã, após a goleada por 4 a 0 do clube brasileiro, na Argentina. Mesmo com a classificação bem encaminhada, o rubro-negro pode alcançar uma marca importante nesta partida. Em caso de vitória, o time de Dorival Júnior garantiria a melhor campanha desta edição e o recorde neste século, independente da final.

A equipe que somou mais pontos em uma Libertadores neste século foi o Atlético Nacional-COL, em 2016, com 33 pontos — vale ressaltar que nessa época não existia final única, portanto os times faziam no máximo 14 jogos.

O Flamengo já somou 31 nesta edição do torneio, contando a fase de grupos e o mata-mata. E se vencer o Vélez, novamente, chegaria aos 34, ultrapassando os colombianos, com duas partidas a menos.

O segundo colocado na classificação geral do campeonato da Conmebol deste ano é o Palmeiras. Mesmo fazendo a melhor campanha da fase de grupos, os dois empates contra o Atlético-MG e a derrota para o Athletico em Curitiba permitiram que o Flamengo o ultrapassasse. Por essa razão, o time de Abel Ferreira não alcança o rubro-negro na pontuação nem se ganhar todas as partidas restantes.

O melhor retrospecto de um campeão da Libertadores desde 2000 foi do Palmeiras em 2020, com 10 vitórias, dois empates, apenas uma derrota e 82% de aproveitamento. No entanto, o time carioca tem uma porcentagem maior do que o Verdão, com 94,2%. Em 11 jogos, o Flamengo venceu dez e empatou apenas uma vez.

Embora o técnico Dorival Júnior tenha mantido cautela sobre uma possível vaga na final da Libertadores, para o matemático da Universidade Federal de Minas Gerais Gilcione Costa, o Flamengo possui 99,96% de chances de chegar à decisão da competição, após o placar construído na Argentina.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros