Em 2012, o Brasil recebeu a competição, que foi disputada em três cidades de Pernambuco: a capital Recife, além de Caruaru e Vitória de Santo Antão. O time local, o Vitória das Tabocas, que no ano anterior havia sido vice-campeão brasileiro foi o escolhido para representar o país-sede. Além dele, o São José-SP, campeão da Libertadores de 2011, e o Foz Cataratas-PR, vencedor da Copa do Brasil de 2011, participaram do torneio.
Agora, a expectativa é de que o título mais uma vez seja de uma equipe do Brasil. E o retrospecto é positivo: o Palmeiras goleou o Olimpia por 6 a 0 na semifinal, e veio de três vitórias na fase de grupos. Depois de atropelar o Barcelona-COL por 5 a 0 e o Caracas-VEN por 6 a 0, enfrentou o Atlético Nacional-COL na última rodada e teve seu confronto mais difícil, na vitória por 4 a 3. É este adversário que o alviverde agora reencontra, em duelo marcado para a terça-feira, às 21h30.
O Corinthians também tem um histórico de goleadas, e vem da vitória sobre o anfitrião América de Cali por 5 a 0. Na fase de grupos, deixou para trás o Colo-Colo (1 a 0), o Always Ready-BOL (6 a 0) e o Libertad-Limpeño-PAR (5 a 0). Já o Internacional bateu o Nacional-URU (3 a 0), o América de Cali (4 a 2) e goleou o Boca Juniors por 5 a 0. Nas quartas, venceu o Colo-Colo por 4 a 2, com direito a hat-trick de Priscila, que chegou a seis gols e se tornou a artilheira da competição. As Gurias Coloradas enfrentam o time comandado por Arthur Elias na quarta-feira, às 23h30.