Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 09 de agosto de 2022

LIBERTADORES: CORINTHIANS PRECISA DE MILAGRE CONTRA O FLAMENGO

Corinthians começa a definir seu rumo na temporada e busca milagre contra o Flamengo

Time alvinegro tem sequência pesada pela frente, a começar pelo duelo no Maracanã, onde precisa vencer por três gols de diferença para avançar às semifinais da Libertadores

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

09 de agosto de 2022 | 05h00

Corinthians tem pela frente a sequência mais importante do ano que irá definir o seu rumo na temporada. Nesta terça-feira, às 21h30, busca algo muito difícil: reverter no Maracanã a vantagem que o Flamengo obteve há uma semana, na Neo Química Arena, e se classificar para as semifinais da Libertadores.

Depois, no sábado, o time de Vítor Pereira encara o arquirrival Palmeiras, com o qual luta pela liderança do Brasileirão, e, no jogo seguinte, dia 17, duela com o Atlético-GO com a obrigação de vencer por três gols de diferença para ir às semifinais da Copa do Brasil.

 

 

Corinthians reencontra Flamengo em busca de milagre na Libertadores
Corinthians reencontra Flamengo em busca de milagre na Libertadores Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
 

"Essa sequência é muito pesada. Uma sequência que nem sabemos bem que competição priorizar. Queremos ficar na frente para brigar pelo Brasileiro, sabemos que temos de enfrentar o Flamengo e competir por um melhor resultado para tentar virar a situação que temos neste momento e, a seguir, tem o Palmeiras", observou Vítor Pereira.

O foco, primeiro, é o Flamengo. Como perdeu em casa por 2 a 0, precisa tem ganhar por dois gols de saldo para levar a disputa aos pênaltis ou por três para se classificar direto. Ao time rubro-negro, interessa um revés simples ou empate por qualquer placar. Quem se classificar nessa terça pega nas semifinais o vencedor do confronto entre os argentinos Talleres e Vélez Sarsfield.

A tarefa é inglória, considerando vários aspectos: retrospecto recente ruim diante do Flamengo, fase do embalado rival na temporada e a força do adversário no Maracanã. Enquanto o Corinthians, dono do pior ataque entre os oito classificados às quartas da Libertadores, marcou apenas cinco gols no torneio continental, o Flamengo não perdeu suas últimas 18 partidas como mandante na competição (15 vitória e três empates) e é a única equipe a vencer todas os jogos eliminatórios na atual edição, com 10 gols anotados e apenas um sofrido até aqui em três confrontos.

O time paulista não vence os cariocas no Rio de Janeiro ou no Maracanã desde 2015. Nesse período, foram oito confrontos no Rio - sete no Maracanã e um no Estádio Luso Brasileiro - com ampla vantagem da equipe rubro-negra: seis vitórias e dois empates, com 14 gols marcados e apenas quatro sofridos. 

Nesta edição, em apenas uma oportunidade, em nove jogos disputados até aqui, o Corinthians marcou mais de um gol - diante do Boca Juniors, na vitória por 2 a 0, válida pela fase de grupos. Para conseguir esse resultado, o time deve contar com os retornos de Renato Augusto e Willian, recuperados de lesão.

Renato voltou a jogar após quase dois meses e apresentou bom futebol contra o Avaí, no último sábado. Espera-se do veterano meio-campista que ele, agora livre de lesão muscular, seja a referência da equipe no Maracanã. Maycon sofreu uma fratura no pé e é baixa.

O embalado Flamengo, protagonista de 12 vitórias em 17 jogos sob o comando de Dorival, joga diante de seu torcedor com força máxima. O técnico poupou os 10 de linha em boa parte do duelo com o São Paulo, sábado passado, dosou a energia de atletas importantes e ainda viu a equipe ganhar por 2 a 0.

"O trabalho está dando resultado. A equipe está alcançando maturidade e regularidade. Alguns jogadores estão crescendo e buscando o espaço", resumiu o comandante rubro-negro, feliz com o desempenho de seus jogadores.

FLAMENGO X CORINTHIANS

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Lucas Piton; Cantillo (Fausto Vera), Du Queiroz e Renato Augusto; Willian, Roger Guedes (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

Juiz: Esteban Ostojich (Uruguai).

Horário: 21h30.

Local: Maracanã, no Rio.

TV: SBT e Conmebol TV.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros