Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 05 de abril de 2022

LIBERTADORES: CORINTHIANS ABRE SA LIBERTADORES NA ALTITUDE BOLIVIANA

 

Corinthians abre sua Libertadores na altitude boliviana a fim de espantar desconfiança do torcedor

Time de Vitor Pereira encara o Always Ready nesta terça-feira, em La Paz, em duelo que pode marcar a reestreia de Maycon

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

05 de abril de 2022 | 05h00

De volta à fase de grupos da Libertadores depois de quatro anos, o Corinthians faz sua estreia na competição mais importante do continente nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília). O time alvinegro joga na altitude de La Paz, na Bolívia, contra o Always Ready a fim de afastar a desconfiança da torcida, que ainda não viu o elenco estrelado deslanchar nas mãos de Vitor Pereira.

O Corinthians defende tabus na Bolívia. Campeão da Libertadores em 2012, o time alvinegro nunca perdeu para bolivianos no torneio - foram quatro vitórias e dois empates em seis partidas - e está invicto em estreias na fase de grupos neste século, com cinco vitórias e três empates. O último tropeço ocorreu em 2000, diante do América do México, por 2 a 0. Será o primeiro confronto entre as equipes por torneios continentais. 

LEIA TAMBÉM

Fagner não treina e deve desfalcar Corinthians na estreia da Libertadores

Fagner não treina e deve desfalcar Corinthians na estreia da Libertadores

 

Vitor Pereira quer espantar desconfiança da torcida na estreia da Libertadores
Vitor Pereira quer espantar desconfiança da torcida na estreia da Libertadores Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians
 

A delegação viajou para Santa Cruz de La Sierra, cidade somente 400 metros acima do mar, no fim da tarde desta segunda. Os atletas só foram para La Paz nesta terça, dia da partida. A intenção, com esse planejamento de uma passagem menor na capital boliviana, é mitigar os efeitos da altitude. 

O estádio Hernando Siles, palco da partida, fica 3.600 metros acima do nível do mar. A seleção brasileira fez esse mesmo expediente antes de golear a Bolívia por 4 a 0 na semana passada, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Existe a expectativa pela reestreia do volante Maycon, de volta ao clube depois de quatro anos. Os desfalques são o lateral-direito Fagner, o zagueiro Raúl Gustavo, o meia Luan e o atacante Júnior Moraes, todos machucados. Vítor Pereira chegou a testar três zagueiros, mas deve usar João Pedro na vaga de Fagner, que se recupera de uma lesão na coxa.

Pela terceira vez classificado à Libertadores, o Always Ready se manteve invicto e marcou gols nos últimos três duelos como mandante no torneio, incluindo uma vitória diante de um brasileiro: 2 a 0 sobre o Internacional, no ano passado. A altitude, claro, joga a favor da equipe boliviana.

O Always Ready foi eliminado como lanterna na fase de grupos na última edição, mas não perdeu os dois duelos com o Internacional, que liderou a chave. Os bolivianos não vivem boa fase, visto que venceram apenas duas das sete partidas disputadas na temporada e ocupam apenas a 10ª colocação do torneio local. 

"Loco" Abreu treinou a equipe neste ano, mas foi dispensado após quatro partidas e somente uma vitória. Eduardo Villegas, campeão boliviano com o clube em 2020, foi contratado para substituir o ídolo botafoguense. "Enfrentar equipes de tradição, como o Corinthians, é uma motivação", disse Villegas.

ALWAYS READY X CORINTHIANS 

ALWAYS READY - Lucas Galarza; Adrián Martínez, Marc Enoumba, Enrique Flores e Denilson Choque; Alejandro Chumacero, Juan Carlos Arce, Gustavo Cristaldo e José Martínez; Rodrigo Ramallo e Marcos Riquelme. Técnico: Eduardo Villegas.

CORINTHIANS - Cássio, João Pedro, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Xavier), Maycon (Paulinho ou Cantillo) e Renato Augusto; Adson, Willian e Róger Guedes (Jô). Técnico: Vitor Pereira.

ÁRBITRO - Piero Maza (Chile)

HORÁRIO - 21h30

LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz.

TRANSMISSÃO - SBT e CONMEBOL TV.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros