Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 10 de agosto de 2021

LIBERTADORES: CLÁSSICO PÓE `APROVA SÃO PAULO COPEIRO CONTRA PALMEIRAS CASCUDO

 

Clássico põe à prova São Paulo copeiro contra Palmeiras cascudo na Libertadores

Times abrem nesta terça, no Morumbi, o primeiro duelo das quartas de final do torneio sul-americano 

Toni Assis, especial para o Estadão

10 de agosto de 2021 | 05h00

De um lado um time que vem capengando no Brasileiro, mas que se transforma quando o formato da disputa passa a ser eliminatório. Do outro, o atual campeão da Libertadores que segue brigando pela liderança do Nacional e busca, diante do rival, confirmar o prognóstico de que é um dos favoritos do torneio sul-americano. É sob essa atmosfera que São Paulo e Palmeiras iniciam o confronto das quartas de final da competição continental nesta terça, às 21h30, no Morumbi. Além disso, um duelo internacional será uma atração à parte no banco de reservas: o argentino Hernán Crespo contra o português Abel Ferreira.

Um clássico recheado de rivalidade apresenta para este jogo, equipes em momentos diferentes. Atual campeão da Libertadores, o time palmeirense encerrou a fase de grupos com a segunda melhor campanha entre todos os participantes. Foram cinco vitórias em seis jogos e um aproveitamento de 83% na primeira fase.

 
ctv-fwu-arboleda-cortado
O zagueiro Arboleda durante treinamento; ele se recuperou de um estiramento na coxa e reforça a defesa do São Paulo Foto: Rubens Chiri / sãopaulofc.net
 

A importância de conseguir a classificação em cima de um rival do estado ganha importância pela ausência de títulos no primeiro semestre, onde o clube acabou ficando com o vice nas três finais que disputou. Para piorar, a eliminação surpreendente na Copa do Brasil para o CRB aumentou a pressão sobre o trabalho de Abel Ferreira.

A perda da liderança para o Atlético-MG nesta rodada não deve ter peso na parte psicológica. Pelo menos é o que garante o treinador.

 “Tivemos um bom momento no Brasileiro com várias vitórias em sequência e houve uma queda. Mas estamos trabalhando e focados no nosso objetivo. A responsabilidade dessa derrota (para o Fortaleza no final de semana) é minha”, disse o treinador palmeirense.

Ele chega para o clássico com quase todo o elenco à disposição. O departamento médico está praticamente vazio e, assim, Abel Ferreira deverá colocar a força máxima contra o São Paulo. Felipe Melo, Danilo e Breno Lopes cumpriram suspensão e estão prontos para reforçar a equipe.

No São Paulo, a ordem é virar a chave. O triunfo sobre o Atlético-PR foi importante para tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileiro. Mas a boa notícia vem quando se expia o desempenho do time em jogos de mata-mata sob o comando de Hernán Crespo.

Com a vitória e a classificação diante do Vasco na Copa do Brasil, a equipe do Morumbi apresenta um aproveitamento de 76,6% de êxito em partidas eliminatórias. 

Muito dessa eficiência foi comprovada no primeiro semestre. Com Crespo, a equipe superou  Ferroviária, Mirassol e Palmeiras neste formato, culminando no título paulista. O único revés em partidas de ida e volta foi para o 4 de Julho pela Copa do Brasil, quando atuou no Nordeste. Em compensação, no confronto de volta, o São Paulo aplicou um 9 a 1 nos piauienses.

Para o jogo contra o Palmeiras, Crespo precisa do aval do departamento médico para colocar o time em campo. Luciano e Eder, com lesões na coxa, ainda não têm retorno garantido.

 Daniel Alves, que retornou nesta segunda após conquistar o ouro nos Jogos de Tóquio, depende de avaliação física para saber se pode atuar. “Daniel Alves é um grande jogador. Falarei com ele para saber a situação em que está e vamos escolher a melhor opção para escalar a equipe”, falou o comandante argentino.

 Já o zagueiro Arboleda, que se recupera de um estiramento, deve reforçar a zaga. Rigoni, que cumpriu suspensão contra o Atlético-PR, reaparece no time.

A tendência é manter o esquema com três zagueiros e tentar controlar o meio-campo. A experiência de Benítez é o trunfo de Crespo para ditar o ritmo do jogo e acionar os atacantes na frente.

 Autor dos gols da vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-PR, Pablo ensaia novamente fazer as pazes com as redes adversárias. Nos últimos três jogos, ele marcou três vezes e segue como artilheiro do clube na temporada com 12 gols. “É sempre importante estar fazendo gols. O importante é estar ajudando o clube.”

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x PALMEIRAS 

SÃO PAULO: Tiago Volpi;  Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Daniel Alves), Luan, Liziero, Benítez e Wellington; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Joaquin Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Breno Lopes (Luiz Adriano) e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira. 

HORÁRIO: 21h30

ÁRBITRO: Nestor Pitana (Argentina)

LOCAL: estádio do Morumbi, em São Paulo

TRANSMISSÃO: SBT e Fox Sports


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros