A nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que promete liberar até R$ 1.045 para cerca de 60 milhões de trabalhadores brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, começa hoje. O serviço, porém, será escalonado para evitar aglomerações nas agências bancárias. Por isso, só os nascidos em janeiro poderão ter acesso ao saque emergencial do FGTS hoje.
Operadora do FGTS, a Caixa Econômica Federal informou que R$ 3,1 bilhões serão liberados para 4,9 milhões de trabalhadores nesta segunda-feira. O dinheiro será liberado para todos que nasceram em janeiro, tinham algum recurso nas suas contas ativas ou inativas do FGTS e não procuraram a Caixa para informar que não têm interesse em sacar esse dinheiro agora. Esse recurso, porém, só poderá ser movimentado de forma remota, por enquanto.
O pagamento do saque emergencial do FGTS será realizado por meio de uma poupança social digital da Caixa que será aberta gratuitamente para todos os trabalhadores que têm direito ao recurso. Semelhante à conta que vem sendo aberta para os beneficiários do auxílio emergencial, a poupança digital deve ser acessada por meio do CPF pelo aplicativo Caixa Tem. No app, é possível pagar contas, fazer compras on-line e pagar compras presenciais aproximando o celular das maquininhas de cartão. Por isso, a Caixa só vai liberar o saque em dinheiro ou a transferência bancária dos recursos do FGTS cerca de um mês depois do depósito no Caixa Tem.
O calendário de pagamentos do saque emergencial foi dividido de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e vai até setembro. A cada segunda-feira, a Caixa vai depositar os recursos do FGTS para um grupo de trabalhadores. Hoje, é o depósito dos nascidos em janeiro. Na próxima segunda, dos de fevereiro. Na seguinte, março e assim por diante. Os saques em dinheiro serão liberados sempre aos sábados, seguindo o mesmo escalonamento, entre o dia 25 deste mês e 14 de novembro.
Se não quiser fazer o saque emergencial, o trabalhador pode optar por deixar esse dinheiro rendendo nas contas do FGTS para usá-lo depois, de acordo com as regras usuais do Fundo. Para isso, contudo, é preciso avisar a Caixa desta opção. O aviso deve ser feito pelo aplicativo do FGTS 10 dias antes da data do depósito ou depois que o crédito for efetuado no Caixa Tem. Caso não sejam movimentados até 30 de novenbro, os recursos voltarão para o FGTS.