Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português terça, 22 de junho de 2021

LHE OU A? - ATENÇÃO PLENA

 

Lhe ou a? - Atenção plena

Publicado em Geral


  Todos tropeçam. Ninguém sabe ao certo quando é vez do lhe ou do o. Por isso, com esses pronomezinhos, todo o cuidado é pouco.
  Lhe, o ou a? Depende do verbo. Ele pede objeto direto ou indireto? Lhe é objeto indireto. O, objeto direto masculino. A, objeto direto feminino.
  Você sabe descobrir o time do verbo? Antes de responder, teste seu conhecimento. Se as frases abaixo estiverem pra lá de certas, escreva V, de verdadeiro, nos parênteses. Se o deixarem vermelho de vergonha, castigue-as com um F, de falso. Depois, marque a seqüência nota dez:
  ( ) Entreguei o relatório ao diretor. Ele o leu com atenção.
( ) Obedeço-lhe porque você é meu chefe.
( ) Eu o vi ontem, mas ele não me viu.
( ) Não lhe cumprimentei porque não lhe vi.
  a. V, V, F, V
b. V, F, F, V
c. V, V, V, F
d. F, F, V, V
  E daí?   Marcou a letra c? Pra lá de certo. Você é cobra em regência verbal. Por isso não se aperta na hora de empregar o lhe, o o ou o a. Siga em frente. Preferiu outra letra? Cuidado. Acenda o sinal amarelo. Mas não se desespere. Arregace as mangas e estude o assunto. A conclusão só pode ser uma: o diabo é menos feio do que o pintam.
  Macete
  Lhe funciona como objeto indireto. Serve de complemento de um verbo transitivo indireto. O e a têm a função de objeto direto. Completam o sentido de um verbo transitivo direto. Como descobrir o time do verbo? É fácil. Basta aplicar o macete. Veja como a coisa funciona:

  Paulo estuda a lição.
  Quem estuda estuda alguma coisa. Entre o ‘estuda’ e o ‘alguma coisa’ (a lição), não aparece preposição. Decifrada a charada. O verbo é transitivo direto. A lição, o objeto direto.
  Troca-troca
  Substituindo o objeto direto pelo pronome, não há saída. Temos que recorrer ao pronome que funciona como objeto direto feminino (a): Paulo a estuda. Paulo estuda-a.
  Mais exemplos:
  O diretor lê o livro.

Quem lê lê alguma coisa. O quê? O livro (objeto direto): O diretor o lê.
  A cartilha pode ajudar você a se defender.
Quem ajuda ajuda alguém. Quem? Você, objeto direto. Logo, a cartilha pode ajudá-lo. Ou ajudá-la.
  Objeto indireto
  Observe, agora, o caso do objeto indireto:
  Obedeço a meu chefe imediato.
Quem obedece obedece a alguém. Entre o verbo (obedece) e o complemento (chefe) existe a preposição a. O verbo é, pois, transitivo indireto. Chefe é o objeto indireto: Obedeço-lhe.
  Outros exemplos
  Dei o prêmio ao candidato premiado.
  Quem dá dá alguma coisa (objeto direto) a alguém (objeto indireto).
  Substituindo o objeto direto: Dei-o ao candidato premiado.
Substituindo o objeto indireto: Dei-lhe o livro.
  Regionalismo
  O Nordeste tem uma manha. Transforma verbos transitivos diretos em indiretos. É o caso de ver. Quem vê vê alguém ou alguma coisa:   Eu vi você. Eu o vi. Eu a vi.

  Maria viu Paula. Maria a viu.
Cumprimentar também é transitivo direto. Quem cumprimenta cumprimenta alguém:
Cumprimentei Marcelo. Cumprimentei-o.
  Cumprimentei nossos amigos. cumprimentei-os.

E amar? Namorar? Paquerar? Abraçar e beijar? São todos transitivos diretos: Maria namora Luís (namora-o). Maria ama Roberto (ama-o). Eu paquero Zezé (o paquero). Maria beija Luís (o beija).
  Teste
  Merece nota mil a frase:

  a. Eu lhe cumprimentei, mas ele não ouviu.
b. Eu a cumprimentei, mas ela não ouviu.®MDUL¯

A resposta? A b, concorda?


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros