Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 19 de março de 2019

LEI SECA: EM DEZ ANO, REDUÇÃO DE 53% DE MORTES DE TRÂNSITO NO RIO

 

Em dez anos, Lei Seca reduziu em 53% mortes de trânsito no Rio

Número de acidentes despencou desde o início da operação, o que se reflete no total de indenizações pagas pelo seguro DPVAT
 
 
Agentes da Lei Seca, no Recreio: operações passam a acontecer de dia e à noite Foto: Márcio Alves / Agência O GLOBO
Agentes da Lei Seca, no Recreio: operações passam a acontecer de dia e à noite Foto: Márcio Alves / Agência O GLOBO
 
 
 

RIO — Há exatos dez anos saía do papel a Operação Lei Seca. Cercada de incertezas e questionamentos da população, a ação teve de conquistar espaço aos poucos. Além do impacto na mudança de hábito dos motoristas do Rio, há resultados que podem ser traduzidos em números. As mortes em acidentes de trânsito no estado caíram, no período, 53%, de acordo com dados divulgados pela Secretaria estadual de Governo. Em 2008, o seguro DPVAT pagou 5.173 indenizações a parentes de vítimas de acidentes fatais no estado. Em 2018, o total de benefícios foi de 2.547.

Desde o início das operações até hoje, mais de 3,6 milhões motoristas foram abordados em mais de 22 mil blitzes em todo o estado. Em dez anos, houve uma redução de cerca de 50% no número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool.

Como antecipado pelo GLOBO, a operação passará a acontecer de dia e à noite, a Lei Seca 24h. O governo também planeja usar nas blitzes equipamentos capazes de detectar o uso de cocaína e ecstasy. Mas esses aparelhos ainda terão de ser importados.

Desde 2016, o rigor com as infrações também aumentou. O valor da multa subiu para R$ 2.934,70, e a recusa do motorista em fazer o teste do bafômetro passou a ser considerada penalidade.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros