Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do DIB domingo, 26 de maio de 2024

LACOSTE (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)

 

LACOSTE
Antônio Carlos Dib
 
 
 
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas jogando tênis e texto
 
 
Você sabia que "LACOSTE" nasceu por causa de uma piada de tenista?
 
Jean René Lacoste era um tenista apelidado de "o crocodilo". Ele tinha um aspecto fraco para um atleta, devido ao seu corpo magro e baixa estatura. Seus saltos e movimentos bruscos, mas certeiros, deram-lhe a popularidade para lançar sua marca de roupa: "Lacoste".
 
Aqui está a história:
 
René era filho de uma família francesa rica. Seus pais não tinham certeza de que ele se tornaria um tenista profissional devido às suas condições físicas, mas decidiram apoiá-lo na condição de se tornar campeão mundial.
 
Alcançou os primeiros lugares em vários torneios na Europa, inclusive a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1924. Em um campeonato nos EUA em 1927, ele observou um acessório que o maravilhou completamente: uma mala de pele de crocodilo. Seu parceiro ofereceu-se de presente se ganhasse o jogo, mas infelizmente perdeu a aposta.
 
Um jornalista de Boston ouviu a história e decidiu chamar René de "Le Crocodile", devido à sua forma agressiva de jogar.
 
Naquela época, os jogadores de tênis usavam uma roupa "elegante" camisa, colete e calça.É preciso salientar que esse esporte foi praticado pela alta sociedade. René mandou desenhar polos de algodão com colarinho camisa, e no bolso do peito, a imagem de um crocodilo verde com a boca aberta para substituir o seu uniforme antiquado.
 
Em 1933, lançou sua marca de polos: "Lacoste" para atletas de tênis, golfe e vela. O nome da marca fazia jus ao seu sobrenome; e o pequeno crocodilo verde é símbolo da sua história, paixão pelo tênis e talvez, por aquela aposta que nunca chegou a conquistar.
 
 
 
 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros