LACOSTE (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)
LACOSTE
Antônio Carlos Dib
Você sabia que "LACOSTE" nasceu por causa de uma piada de tenista?
Jean René Lacoste era um tenista apelidado de "o crocodilo". Ele tinha um aspecto fraco para um atleta, devido ao seu corpo magro e baixa estatura. Seus saltos e movimentos bruscos, mas certeiros, deram-lhe a popularidade para lançar sua marca de roupa: "Lacoste".
Aqui está a história:
René era filho de uma família francesa rica. Seus pais não tinham certeza de que ele se tornaria um tenista profissional devido às suas condições físicas, mas decidiram apoiá-lo na condição de se tornar campeão mundial.
Alcançou os primeiros lugares em vários torneios na Europa, inclusive a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1924. Em um campeonato nos EUA em 1927, ele observou um acessório que o maravilhou completamente: uma mala de pele de crocodilo. Seu parceiro ofereceu-se de presente se ganhasse o jogo, mas infelizmente perdeu a aposta.
Um jornalista de Boston ouviu a história e decidiu chamar René de "Le Crocodile", devido à sua forma agressiva de jogar.
Naquela época, os jogadores de tênis usavam uma roupa "elegante" camisa, colete e calça.É preciso salientar que esse esporte foi praticado pela alta sociedade. René mandou desenhar polos de algodão com colarinho camisa, e no bolso do peito, a imagem de um crocodilo verde com a boca aberta para substituir o seu uniforme antiquado.
Em 1933, lançou sua marca de polos: "Lacoste" para atletas de tênis, golfe e vela. O nome da marca fazia jus ao seu sobrenome; e o pequeno crocodilo verde é símbolo da sua história, paixão pelo tênis e talvez, por aquela aposta que nunca chegou a conquistar.