Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 17 de outubro de 2024

JUDOCA DE VALPARAÍSO DISPUTARÁ PAN-AMERICANO EM CUBA

Judoca de Valparaíso disputará Pan-Americano em Cuba

Samara Chacón representará o Brasil nas categorias Sub-13 e Sub-15 integrando a Seleção Brasileira de Judô

 
O próximo passo agora é o Pan-Americano de Cuba -  (crédito: Arquivo Pessoal - Samara Chacón)
O próximo passo agora é o Pan-Americano de Cuba - (crédito: Arquivo Pessoal - Samara Chacón)

Por Luiz Fellipe Alves*

A atleta iniciou a jornada no esporte em 2019, na academia Katsumoto, por influência da mãe, Miryan Jorgelina. “A minha maior motivação foi minha mãe, que me levou à minha primeira academia de judô para aprender defesa pessoal. Acabei gostando e hoje é o que pretendo levar para minha vida.” Desde o início, Samara demonstrou muito entusiasmo e dedicação à luta. Após o falecimento do sensei Gaúcho, em 2023, da academia Katsumoto, Samara passou a treinar na Academia Corpo Arte, com o sensei Osvaldo Navarro Dantas, que passou a prepará-la para competições.

A rotina de treinamentos é dura e ainda divide espaço com a vida de estudante “Acordo às 04h40 para conseguir chegar a tempo na escola, saio com minha irmã às 12h30 e busco meu irmão mais novo, chegamos na academia, almoço, descanso um pouco e faço minhas tarefas da escola. Logo em seguida, dou início aos meus treinamentos físicos e chego em casa por volta das 22h40 todos os dias”, afirma.

Uma das dificuldades enfrentadas por Samara é o valor investido nas competições, já que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não cobre as despesas de atletas menores de idade. Juliano Chacón, pai de Samara, relata a dificuldade de investir no sonho. “São várias competições durante o ano e em cada uma existem gastos com inscrição, transporte, alimentação e existem também as competições que acontecem em outros estados, exigindo um gasto maior com hospedagem e passagem, fora os gastos com a preparação”, finaliza.

*Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros