JOHNNY GUITAR
UM FILME WESTERN FEMININO
D.Matt
O que faz este filme western diferente, é que em lugar de dois homens, cowboys, ou bandido e mocinho, temos duas mulheres em plena disputa por território , como desculpa ,pois na verdade fica subtendido que a disputaé também em grande parte por homens, alguns mocinhos rápido no gatilho, outros fóra da Lei, assaltantes de diligência e bancos.
A disputa é mais aberta dentro da propriedade da " mocinha " a estrelíssima Joan Crawford , que se embonecano ultimo estilo country, muito colorido, muito baton vermelho exagerado, naquela bocarra muito conhecida do público.
Na sua vestimenta de heroina western, não falta um revolver, laço vermelho usado como gravata
e um esnobe desprezo para com os agitadores que desejam desaloja-la do seu falso Saloon, sempre vazio, com as roletas paradas por falta de jogadores e um mini bar sem qualquer originalidade e sem fregueses, na verdade tudo é falso e inverossímel naquele ambiente.
Subitamente entra no recinto uma grande turma (sempre de preto ) de homens malvados, liderados por uma mulher vociferando acusações e tentando expulsar a nossa heroina , proprietária do Saloon, bar, cassino, ou seja lá o que os redatores do escript imaginaram. Tudo muito " Clean " e tão falso como uma nota de 3 dolares.
Dá para entender que a vociferante " bandida " está P da vida porque um bandido da sua predileção assaltou uma carruagem e segundo ela, com a participação da mocinha Crawford. É tudo tão sem sentido que ficamos imaginando o porque deste filme.
Cenários falsos e desenhados e coloridosum tanto modernos, atores sem saber o que fazer ficam à parte assistindo o duelo verbal das duas mulheres, sem um sentido mais preciso.
Os atores são bem escolhidos e de qualidade, além de Joan Crawford, temos a sua oponente Mercedes McCambridge, Sterling Hyden, o ator fordiano Ward Bond que não tem nada importante a fazer no filme, temos John Carradine, e o verdadeiro alvo da disputa, o bandido Dancin'Kid interpretado pelo ator Scott Brady muito conhecido nos anos 50/60 pelos filmes western em que apareceu. Temos também o ótimo Ernest Borgnine com certo destaque.
O enredo na verdade é precário, foi costurado sem grande profundidade e não tem muita credibilidade se for analisado com cuidado. A fotografia, esta sim é de qualidade, principalmente pelo novo colorido em TRUCOLOR que pela primeira vez aparece com toda magnificência, belas cores internas e e principalmente externas. É para ressaltar, nessa fotografia as cenas do incêndio do Saloon ou cassino, que foi fotografado admiravelmente em vários ângulos, com uma beleza pictórica de qrande qualidade. Ouso afirmar que este incêndio pode ser considerado o melhor já fotografado em qualquer filme, é feito de vários ângulos e impressiona pela grandiosidade e beleza das cenas. É digno de um prêmio importante.
O que dá maior destaque ao filme é a balada cantada pela grande cantora Peggy Lee. A música Johnny Guitar é de sua autoria, junto com o autor da trilha sonora Victor Young é sensacional e creio que essa música foi responsável pelo filme se tornar UM FILM CULT, pois um clássico ele não é.
A propósito, cito aqui o comentário do grande cineasta Martin Scorcese sobre este filme: " JOHNNY GUITAR é exemplo de um filme pequeno, cultivado para atingir o estado de clássico. Não há nenhum outro filme como este "