Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 03 de fevereiro de 2022

JOGOS DE INVERNO: CONHEÇA AS INSTALAÇÕES ESPETACULARES DE PEQUIM 2022

 

De modernos a velhos conhecidos, conheça as instalações espetaculares da Olimpíada de Pequim-2022; veja fotos

Pessoas passam pelo Centro Aquático Nacional de Pequim, o "Cudo d'Água", que agora é o "Cubo de Gelo" Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP

 

Pequim entra para a história como a primeira cidade a ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. E ícones de 14 anos atrás voltam à  cena novamente. No total, oito instalações utilizadas em 2008 foram transformadas e reaproveitadas. Além do Estádio Nacional, o chamado Ninho do Pássaro, a lista inclui o Centro Aquático Nacional, o "Cubo d'Água" que agora virou "Cubo de Gelo".

Vai começar: Após 14 anos, Ninho do Pássaro volta à cena olímpica em cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno

Skeleton:Nicole Silveira, estrela do Brasil na Olimpíada de Inverno, vai competir contra a própria namorada nos Jogos

Foi neste local que o americano Michael Phelps tornou-se o maior medalhista olímpico da história e César Cielo ganhou o ouro nos 50m livre. E este ano, a instalação dará lugar às disputas do curling, uma das mais curiosas dos esportes gelados.

Cubo de Gelo agora abriga as competições de curling. Foto: EVELYN HOCKSTEIN / REUTERS
Cubo de Gelo agora abriga as competições de curling. Foto: EVELYN HOCKSTEIN / REUTERS
 

Já o Ginásio da Capital, onde a seleção brasileira feminina de vôlei ganhou o ouro, ganhou uma pista de gelo. E é lá que o japonês Yuzuru Hanyu vai tentar se tornar o primeiro homem na história a conquistar o ouro em três jogos consecutivos desde 1928, depois de Sochi-2014 e PyeongChang-2018, na patinação artística. E Wu Dajing terá a vantagem de atuar em casa quando defender o título dos 500m masculino na patinação em velocidade em pista curta.

"O Leque", como é conhecido o Estádio Nacional Indoor, que lembra um tradicional leque chinês, foi construído para os Jogos de 2008 e foi sede da ginástica rítmica, trampolim e o handebol. Agora receberá o hoquei no gelo, assim como o Centro de Esportes de Wukesong (basquete em 2008).

Conheça: Brasileira se destaca no skeleton de olho na Olimpíada de Inverno

Mas, por causa da pandemia da Covid-19, jogadores da NHL (principal liga masculina da América do Norte) não foram liberados para a Olimpíada. Canadá, principal potência, e EUA contarão com atletas universitários ou de ligas inferiores. 

Instalações novas

O legado de Pequim-2008 divide espaço com belas construções como o Oval Nacional, para a patinação de velocidade, que recebeu a apelido de “fita de gelo”. O estádio foi construído no lugar do campo de hóquei sobre grama e do campo de tiro com arco, ambos situados no Parque Olímpico e utilizados para as suas respectivas modalidades nos Jogos de Verão de 2008.

Olimpíada de Inverno:Atletas que protestarem 'enfrentarão punição', indica vice-presidente do comitê organizador chinês

O Big Air Shougang, sede das competições do esqui estilo livre e do snowboard, que foi construído onde antes se localizava uma usina siderúrgica, terá como pano de fundo quatro torres industriais de esfriamento.

É lá que Shaun White, dos Estados Unidos, defenderá o título do snowboard, após classificação há poucos dias, na última hora. Depois do tricampeonato olímpico em PyeongChang-2018, ele tirou um tempo, flertou com o skate em Tóquio-2020, mas voltou para tentar, em Pequim, a quarta medalha de ouro em Jogos (também ganhou em Turim-2006 e Vancouver-2010). Ele anunciou que esta será a sua quinta e última partiipação em Olimpíadas.

A atleta do Brasil com mais chances de bater o recorde nacional (o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard em Turim-2006) é Nicole Silveira, que competirá em Yanqing.

Localizada a 75 quilômetros a noroeste do centro de Pequim, Yanqing é um subúrbio montanhoso da capital chinesa, conhecido pelas suas fontes termais, parques nacionais, centros de esqui e pelo trecho de Badaling da Grande Muralha da China. O local será a sede dos eventos de esqui alpino, bobsled, luge e skeleton.

 

Nicole é campeã da Copa América 2022 e Top 10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo da modalidade.

Time Brasil:Saiba quem são os 11 atletas do Brasil classificados para a Olimpíada de Pequim 2022

Outro destaques emYanqing deverá ser Mikaela Shiffrin, candidata para conquistar sua quarta medalha em Jogos e, podendo ser o terceiro ouro. Detentora de recorde de vitórias no slalom em Copas do Mundo de esqui alpino, teve o último ciclo marcado pelo falecimento do pai, Jeff, em plena pandemia.

A terceira área de competições de Pequiim-2022 é a Zona de Zhangjiakou, destino popular de esqui na China que abrigará a maioria dos eventos de esqui e de snowboard (incluindo o estilo livre, o cross country, o salto de esqui, o combinado nórdico e o biatlo). E onde está localizado o Centro Nacional de Salto de Esqui.

O projeto arquitetônico deste centro se assemelha a um cetro tradicional "ruyi", um talismã chinês e por isso ganhou o apelido de "Ruyi de Neve".


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros