Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sábado, 21 de setembro de 2024

JARDS MACALÉ CELEBRA CARREIRA EM SHOW EXCLUSIVO (POSTAGEM DA DIVULGAÇÃO EBC)

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Jards Macalé celebra carreira em show exclusivo no Cena Musical, da TV Brasil

Produção traz performance inédita do astro com sucessos dos quase 60 anos de trajetória

Com carisma e personalidade, o cantor e compositor Jards Macalé traça um panorama musical da carreira no show exclusivo que a TV Brasil exibe neste domingo (22), às 22h30. O artista interpreta repertório autoral do seu primeiro álbum solo, lançado em 1972, no programa Cena Musical apresentado por Bia Aparecida.

O espetáculo que embala a terceira edição da nova temporada da atração foi gravado pela emissora pública no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro. O especial valoriza a produção inquieta e transgressora de Jards Macalé que contribuiu bastante para a história da música popular brasileira. A performance também pode ser acompanhada na íntegra no app TV Brasil Play.

Durante a apresentação, Jards Macalé resgata grandes sucessos da sua trajetória e clássicos do cancioneiro nacional. Algumas das músicas que o veterano de 81 anos executa são "Mal Secreto", parceria com Waly Salomão; "78 Rotações" e "Farinha do desprezo", compostas com José Carlos Capinan; e "Soluções", obra solo do homenageado.

No palco da atração registrada pela TV Brasil, Jards Macalé tem a companhia da banda formada por Tutty Moreno (bateria), Gui Held (guitarra) e Pedro Dantas (baixo). O show reforça a perspectiva libertária do trabalho desenvolvido pelo astro. A ideia é manter o transe e a conexão da improvisação coletiva da gravação original da década de 1970.

Vigor na experimentação

Às vésperas de completar seis décadas de carreira, Jards Macalé segue o ideal que estabeleceu desde o início da vida profissional nas artes em 1965. Redescoberto pelas novas gerações, ele rompe as barreiras da caretice e coloca em prática a "morbeza romântica", neologismo em que se reinventar na combinação de morbidez com beleza.

Em sua trajetória, o consagrado Jards Macalé costuma experimentar performances para explorar novos formatos da linguagem artística. Adepto das experimentações musicais e poéticas, ele expressa toda sua rebeldia e inquietude no palco. Essa capacidade criativa o fez ser conhecido por novos públicos.

Ao renegar os rótulos que eram atribuídos ao seu trabalho, o cantor e compositor imprime uma marca única repleta da originalidade que atravessa sua obra. Jards Macalé revolucionou a música do país ao mesclar rock, samba, música erudita, jazz e bossa nova, com altas doses de melancolia e sarcasmo. 

Sobre o programa

Criado em 2007, o Cena Musical é um programa da TV Brasil que traz para o público performances inéditas da música nacional. Desde 2017, as apresentações são gravadas no Espaço Cultural do BNDES, no Rio de Janeiro. A série semanal traz shows que revelam e celebram a riqueza e a diversidade da música brasileira.

O comando desta temporada é de Bia Aparecida, cantora, jornalista e apresentadora do canal público. Na nova leva de episódios, o programa exibe apresentações inéditas de nomes consagrados e novos talentos. Já passaram pelo Cena Musical os grupos MPB4 e Afrojazz. Elba Ramalho, Francis Hime e Olivia Hime são algumas das próximas atrações.

Ao vivo e on demand   

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Serviço 
Cena Musical – domingo, dia 22/9, às 22h30, na TV Brasil
Cena Musical (reprise) – sábado, dia 28/9, à meia-noite, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros