Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sábado, 07 de dezembro de 2024

INSÔNIA: LIVRO DE GRACILIANO RAMOS (POSTAGEM DA LEITORA DANIELA GARBEZ)

As concepções de Graciliano Ramos sobre miséria e opressão

Clássica coletânea de contos do escritor alagoano ganha nova edição com capa do artista plástico Andrés Sandoval

Publicada originalmente em 1947, Insônia, coletânea de contos de Graciliano Ramos, aborda temas como miséria, opressão e loucura. Na obra, o autor desnuda a alma humana nas horas mais sombrias e conduz o leitor por um labirinto de angústias, frustrações e desesperanças.

Com texto introdutório da premiada escritora Micheliny Verunschk e arte de capa do artista plástico Andrés Sandoval, a Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lança uma nova edição do clássico. A partir de uma prosa enxuta, Graciliano explora o lado obscuro da existência, no qual o sofrimento e a resistência se entrelaçam em uma dança trágica e perturbadora. De forma sensível, ele expressa como poder e submissão moldam a infância, o mundo natural e a mulher. O autor ainda busca refletir as dinâmicas sociais e culturais do Brasil durante o século XX.

A publicação é dividida em 13 contos: Insônia; Um ladrão; O relógio do hospital; Paulo; Luciana; Minsk; A prisão de J. Carmo Gomes; Dois dedos; A testemunha; Ciúmes; Um pobre-diabo; Uma visita e Silveira Pereira. Em cada um dos textos, o escritor alagoano guia para um mergulho na solidão, nos dilemas morais e na violência cotidiana, em que, à beira do abismo, as pessoas enfrentam os próprios demônios.

Para a prefaciadora, a coletânea é envolvida por uma atmosfera crepuscular e desestabilizada. “O conto de abertura, homônimo ao título, é paradigmático. O tique-taque do relógio, ao ser transfigurado na pergunta monstruosa “Sim ou não?”, é a própria esfinge do tempo, o “pêndulo inexistente”, contrapondo o espaço do desejo, da individuação, ao rumor violento e homogeneizador do mundo.”, descreve Micheliny Verunschk.

Paralelamente, a Via Leitura lança o BOX Graciliano Ramos, que inclui, além de InsôniaAngústiaVidas Secas e São Bernardo. Leituras para não deixar escapar a alma.

Ficha Técnica:
Título: Insônia
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Via Leitura (Grupo Editorial Edipro)
Número de páginas: 128
ISBN: 9786587034577
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 31,90
Onde encontrarAmazon

Sobre o autor: Graciliano Ramos (1892-1953) tornou-se um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Alagoas, destacou-se por sua prosa seca e realista. Além de escritor, Graciliano foi prefeito de Palmeira dos Índios e teve uma trajetória política marcada pelo engajamento social. Sua contribuição à literatura brasileira continua a influenciar gerações de novos escritores e a formar mais e mais leitores. 

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

Instagram@editoraedipro



Imagens relacionadas


Divulgação | Grupo Editorial Edipro
baixar em alta resolução



Graciliano Ramos
Wikimedia Commons
baixar em alta resolução

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros