Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 01 de outubro de 2024

INIMIGO VIRTUAL: LIVRO DE JÉSSICA MACEDO (POSTAGEM DA LEITORA VICTÓRIA GEARINI)

Com mais de 200 obras publicadas e integrante da?Under 30?da Forbes Brasil, a autora best-seller Jéssica Macedo lança "Inimigo Virtual", um romance infantojuvenil que alerta sobre os cuidados necessários para os jovens utilizarem o meio online de forma segura. Na entrevista abaixo, a autora reflete sobre a importância de abordar os perigos da internet com crianças e adolescentes.

Fique à vontade para compartilhar este material com o seu público!

Abraços,
Victória Gearini- (47) 99223-0173

"Eu me desafiei a pensar em algo que atingisse todas as crianças, independente da etnia ou classe social"

 

No romance "Inimigo Virtual", a escritora Jéssica Macedo reflete sobre os perigos que podem ser encontrados nos espaços online

 

A internet possui um papel fundamental nos dias atuais e está presente em diferentes estágios da vida. Embora traga diversos benefícios, a conexão digital também pode apresentar perigos, especialmente para as crianças. Essa é a discussão que a autora best-seller Jéssica Macedo aborda em seu novo livro infantojuvenil Inimigo Virtual, publicado pelo Grupo Editorial Portal. 

Na trama, o menino meigo e atencioso Fábio se aproxima de Juninho, um suposto garoto de 12 anos que conhece em um chat online. Mas quando Fabinho se torna agressivo, impaciente e desinteressado pelas obrigações escolares e pela vida social, seus amigos da Turma do Abacate decidem descobrir a fonte do problema. 

Em entrevista, Jéssica Macedo fala sobre seu processo criativo para a construção da narrativa e dos personagens, além de ressaltar a importância de conscientizar o público infantojuvenil sobre os cuidados necessários para navegar na internet com segurança. Confira abaixo: 

1. Ao longo da sua carreira como escritora, você já publicou mais de 200 livros, entre eles romances e fantasias. Também está presente na literatura infantojuvenil, com "Inimigo Virtual" e outras obras. Como foi é essa transição de gênero? Quais dificuldades encontra durante o processo de escrita?

Jéssica Macedo: A principal dificuldade é o tom da narrativa. Como mudo o público-alvo, a forma como a história é contada também precisa sofrer alterações para se tornar um diálogo interessante para os leitores. O universo de uma mulher adulta, público dos romances, é bem diferente de um pré-adolescente. Isso precisa ser um princípio norteador durante a escrita do livro, na escolha das situações e vocabulário.  

 2. O enredo de "Inimigo Virtual" aborda os perigos do mundo online para crianças e adolescentes. O que a motivou a explorar esse tema em um romance infanto-juvenil?

J.M.: Eu me desafiei a pensar em algo que atingisse todas as crianças, independente da etnia ou classe social. E a internet é uma realidade nos lares da maioria dos brasileiros, por isso é tão importante alertar sobre os perigos presentes do meio online para que as novas gerações possam navegar pelo mundo digital de forma segura e consciente. 

 3. "Inimigo Virtual" mescla mistério e aventura. Como você equilibrou esses elementos para manter o interesse dos leitores jovens e ao mesmo tempo transmitir uma mensagem importante?

J.M.: Para que eu conseguisse transmitir a mensagem, o principal objetivo foi manter o interesse no livro e tornar a leitura prazerosa. Assim acredito que, ao unir mistério, aventura e também as ilustrações, existe uma maior possibilidade de despertar a vontade do público infantojuvenil de continuar lendo e transmitir informações importantes a eles de forma lúdica. 

 4. A internet é o tema central da história. Que tipo de pesquisa você realizou para abordar de maneira realista e educativa os perigos online que crianças e adolescentes estão expostos diariamente?

J.M.: Eu li artigos, procurei filmes e outras fontes que abordassem o assunto para conseguir desenvolver minha história da melhor forma. 

5. Embora o enredo principal se concentre nas relações interpessoais e os perigos virtuais, há a inclusão de crianças com diversidade de raça e gênero. Qual a importância dessa representatividade na literatura, principalmente quando se conversa com o público jovem?

J.M.: O meu intuito era fazer uma turma diversa para que as crianças brasileiras pudessem se identificar, e a mensagem do livro se tornasse mais assertiva. O perigo da internet é uma realidade para todos, e crianças de qualquer etnia ou classe social estão vulneráveis. 

Sobre a autora: A mineira Jéssica Macedo iniciou a carreira de escritora aos 14 anos com o lançamento do primeiro livro, O Vale das Sombras. Com mais de 200 obras publicadas, ajudou a adaptar um dos seus romances, Eternamente Minha, para um longa-metragem lançado na plataforma Cinebrac. Formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela Universidade Ferderal de Minas Gerais (UFMG), aos 28 anos, integra a Under 30 da Forbes Brasil, lista dos jovens mais promissores do país. É autora best-seller da Amazon no Brasil e na Europa, com livros disponíveis em 6 idiomas. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros