Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 09 de setembro de 2020

INCÊNDIOS NO DF: BOMBEIROS LEVA 5 HORAS PARA CONTER INCÊNDIO

Jornal Impresso

Bombeiros levam 5 horas para conter incêndio

 

» Ana Clara Avendaño*

Publicação: 09/09/2020 04:00

Incêndio florestal antigiu área no SIA, próximo ao Lúcio Costa, no Guará (Ed Alves/CB/D.A Press)  

Incêndio florestal antigiu área no SIA, próximo ao Lúcio Costa, no Guará

 

 
Durante a primeira semana de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 571 queimadas no DF. Ontem, mais um incêndio florestal atingiu uma vasta parte da vegetação do Cerrado, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), próximo ao Lúcio Costa, no Guará, e às margens da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Segundo os militares, não foi possível calcular o tamanho da área afetada devido à grande extensão da queimada.

Após cinco horas de trabalho, os bombeiros conseguiram conter o fogo, às 16h30, e em seguida iniciaram o trabalho de rescaldo para evitar a reincidência das chamas no local. O CBMDF utilizou na operação duas aeronaves, sete viaturas e 30 militares. Além disso, foram lançados 6 mil litros de água para conter o incêndio. Ainda não há informações sobre as possíveis causas do incidente. Ontem, Brasília registrou máxima de 32ºC, e a umidade ficou em 20% nas horas mais quentes do dia.
 
Queimadas
 
De acordo com o CBMDF, foram registradas 4.858 ocorrências de incêndio florestal no DF em 2020. O mês de agosto lidera a lista, com 1.950 registros, seguido por julho (1.459) e junho (826). Em abril, os militares realizaram apenas uma operação para combater queimadas, sendo o mês com o menor número de ocorrências, acompanhado por fevereiro, com dois registros. Em março, o CBMDF atendeu a 10 chamados de incêndio florestal; e 24 em maio.
 
* Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros