"Nós temos regiões onde não tem batalhões da Polícia Militar; então, foi determinada a elaboração desses projetos. Eu quero também levar a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para essas áreas”
Ibaneis Rocha, governador
O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou ontem os projetos previstos para o ano de 2020. Entre as prioridades estão investimentos nas áreas da saúde, educação e segurança. O chefe do Executivo local citou a construção de 15 creches para o próximo ano, além de implementação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da reforma em hospitais. O conjunto de obras e benfeitorias foi anunciado após reunião com secretários e representantes do governo, no Palácio do Buriti. O chefe do Palácio do Buriti ressaltou o desejo de criar postos de segurança em áreas carentes, como Estrutural e Sol Nascente. “Nós temos regiões onde não tem batalhões da Polícia Militar; então, foi determinada a elaboração desses projetos. Eu quero também levar a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para essas áreas”, adiantou.
De acordo com o governador, essas duas regiões têm um grande número de reclamações em relação à violência e à ausência do Estado. “Precisamos trazer mais qualidade de vida para a população”, destacou Ibaneis. Ainda na segurança, o governador anunciou reformas de delegacias da Polícia Civil, mas não detalhou quais unidades.
Na educação, estão previstas recuperações de escolas e construção de unidades de ensino, principalmente em cidades mais afastadas, onde, atualmente, há necessidade de transporte escolar. “Existem recursos alocados. As licitações vão sair agora no início de 2020, e a gente espera, já para o segundo semestre, ter várias escolas construídas”, projetou. Segundo o chefe do Executivo, 10 creches serão construídas no primeiro semestre, além de outras cinco, no segundo semestre, totalizando 15 ao longo do ano.
Ibaneis também anunciou projetos complementares voltados para a educação. Um deles é o cartão do pão e leite. “Vamos dar para as famílias dos estudantes para que as crianças saiam alimentadas pela manhã”, detalhou. Outro benefício será o cartão-creche, com cerca de R$ 800. “Foi feito um levantamento de todas as creches particulares, e esse foi um valor que atende a todas. Vamos fazer o cadastramento das crianças por área, em janeiro”, ressaltou. Ainda de acordo com o governador, 5 mil vagas serão liberadas em creches, no início do ano.
AtendimentoMais um benefício com previsão para o início de janeiro é o que o governador chamou de cartão do contraturno, com o objetivo de disponibilizar um valor para as famílias investirem em atividades como academias, escolas de línguas e de artes “para que os alunos tenham uma formação cada vez melhor”. No entanto, segundo o chefe do Palácio do Buriti, a iniciativa depende da aprovação da Câmara Legislativa, pois implica “transferência de renda”.
Para Ibaneis, é preciso melhorar a infraestrutura de atendimento à população. “Avançamos muito na área da saúde, mas a capacidade de atendimento ainda é pequena. Vamos aumentar a capacidade para 100 mil atendimentos por mês. Agora, vamos ampliar com a construção de UPAs e de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da reforma dos hospitais de Planaltina, do Gama, de Ceilândia e de Sobradinho”, disse.