Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 28 de dezembro de 2019

IBANEIS: CRECHES E DELEGACIAS PAR 2020

 

Creches e delegacias para 2020
 
 
Em reunião com o secretariado, o governador Ibaneis Rocha anuncia pacotes de medidas para saúde, educação e segurança. Além de reformas e construções nessas áreas, o chefe do Buriti quer ampliar a capacidade de atendimento à população

 

CIBELE MOREIRA
MATHEUS FERRARI

Publicação: 28/12/2019 04:00

 (Renato Alves/Agência Brasília)  

"Nós temos regiões onde não tem batalhões da Polícia Militar; então, foi determinada a elaboração desses projetos. Eu quero também levar a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para essas áreas”
Ibaneis Rocha, governador


O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou ontem os projetos previstos para o ano de 2020. Entre as prioridades estão investimentos nas áreas da saúde, educação e segurança. O chefe do Executivo local citou a construção de 15 creches para o próximo ano, além de implementação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da reforma em hospitais. O conjunto de obras e benfeitorias foi anunciado após reunião com secretários e representantes do governo, no Palácio do Buriti. O chefe do Palácio do Buriti ressaltou o desejo de criar postos de segurança em áreas carentes, como Estrutural e Sol Nascente. “Nós temos regiões onde não tem batalhões da Polícia Militar; então, foi determinada a elaboração desses projetos. Eu quero também levar a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para essas áreas”, adiantou.    

De acordo com o governador, essas duas regiões têm um grande número de reclamações em relação à violência e à ausência do Estado. “Precisamos trazer mais qualidade de vida para a população”, destacou Ibaneis. Ainda na segurança, o governador anunciou reformas de delegacias da Polícia Civil, mas não detalhou quais unidades.     

Na educação, estão previstas recuperações de escolas e construção de unidades de ensino, principalmente em cidades mais afastadas, onde, atualmente, há necessidade de transporte escolar. “Existem recursos alocados. As licitações vão sair agora no início de 2020, e a gente espera, já para o segundo semestre, ter várias escolas construídas”, projetou. Segundo o chefe do Executivo, 10 creches serão construídas no primeiro semestre, além de outras cinco, no segundo semestre, totalizando 15 ao longo do ano.    

Ibaneis também anunciou projetos complementares voltados para a educação. Um deles é o cartão do pão e leite. “Vamos dar para as famílias dos estudantes para que as crianças saiam alimentadas pela manhã”, detalhou. Outro benefício será o cartão-creche, com cerca de R$ 800. “Foi feito um levantamento de todas as creches particulares, e esse foi um valor que atende a todas. Vamos fazer o cadastramento das crianças por área, em janeiro”, ressaltou. Ainda de acordo com o governador, 5 mil vagas serão liberadas em creches, no início do ano.

Atendimento
Mais um benefício com previsão para o início de janeiro é o que o governador chamou de cartão do contraturno, com o objetivo de disponibilizar um valor para as famílias investirem em atividades como academias, escolas de línguas e de artes “para que os alunos tenham uma formação cada vez melhor”. No entanto, segundo o chefe do Palácio do Buriti, a iniciativa depende da aprovação da Câmara Legislativa, pois implica “transferência de renda”.    

Para Ibaneis, é preciso melhorar a infraestrutura de atendimento à população. “Avançamos muito na área da saúde, mas a capacidade de atendimento ainda é pequena. Vamos aumentar a capacidade para 100 mil atendimentos por mês. Agora, vamos ampliar com a construção de UPAs e de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da reforma dos hospitais de Planaltina, do Gama, de Ceilândia e de Sobradinho”, disse.
 
Jornal Impresso
 
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros