HOMENAGEM AO LEITOR
LANÇAMENTO EM BRASÍLIA
Raimundo Floriano
Deus me ajudou!
Tive sorte no lançamento em Brasília!
Veio gente de Goiânia, de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. Foi uma festa de meus familiares, amigos, conterrâneos, piauienses, colegas da caserna, da Câmara dos Deputados, da Malhação e da Hidroterapia, enfim, muito do que amealhei de bom no relacionamento com meus semelhantes nestes agora 78 anos de vida e 54 de Brasília.
O Comandante Puçá, 88 anos – ora com 92 –, único sobrevivente dos navegantes citados no livro, esteve presente com sua esposa, filhos e netos, tornando-se grande atração, pois todos queriam ouvi-lo e manifestar seu apreço em conhecê-lo.
Responsável pelo sucesso absoluto da noite foi a empresa A&C Eventos, das sobrinhas Carolina Pires do Rio e Ana Alice da Costa e Silva, sendo que esta, minha comadre, no comando da operação, empenhou suas funcionárias Babi, Ediene e Alyne no contato telefônico direto com os convidados, às vésperas da festa, refrescando-lhes a memória, e, depois, no evento, encarregando-se da recepção, vendas e controle.
Cerca de 100 convidados aqui residentes deixaram de comparecer por motivos diversos, principalmente trabalho, mas adquiriram seus exemplares posteriormente.
Cheguei meia hora antes, quando o espaço ainda não fora desocupado. E, ali mesmo na entrada, amigos já estavam com seus exemplares para serem autografados, tais como o jornalista Márcio Cotrim, o escritor e poeta Anderson Braga Horta, Prêmio Jabuti e escriba do Jornal da Besta Fubana, e o advogado e escritor Juvenal Antunes Pereira, meu amigo desde os tempos da farda, dentre outros. Portanto, houve dois ambientes na festa. Um, improvisado, e o outro, obedecendo aos conformes, como vocês verão nas fotos abaixo, na ordem cronológica do acontecimento.
Senti-me, com esse grande apoio, compelido a, dentro dos anos vindouros, apresentar novos trabalhos, como este. Que Deus isso me conceda!
Para os que já viveram situações parecidas, como o Papa Berto I e os Cardeais Zelito Nunes e Jessier Quirino, e outros acima citados, aí vão os números:
Mais de 300 convidados presentes; 160 exemplares autografados do livro De Balsas para o Mundo; e cinco de Do Jumento ao Parlamento, do qual nada mais resta.
O pessoal do restaurante Carpe Diem afirma que foi, em termos de público e vendas, o maior lançamento já visto em todos os tempos na Capital Federal. E eu acrescento que esse recorde só foi quebrado por mim mesmo, em 2003, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados – evento coincidentemente também desencadeado pela A&C Eventos, sob a batuta de minha comadre e sobrinha Ana Alice –, com Do Jumento ao Parlamento, quando autografei 180 exemplares.
O decréscimo atual tem sua explicação no fato de que, no decurso desses sete anos, muitos familiares e amigos passaram para o Plano Superior, além das mais de 50 ausências justificadas até agora.
A seguir, algumas imagens dentre as 550 que arquivei:
Restaurante Carpe Dien - A&C Eventos: Ana Alice, Alyne, Babi e Ediene
Veroni, minha mulher, Carol e Graça - Juvenal Antunes Pereira
Sílvia Gualberto e Cláudia Cardoso - Cadmo de Leão Lima
Danielle Probst - Marilu
Cristina Calegaro - Alteredo de Jesus Barros
Cosme Noleto - Bernardno, Oswaldo e Antônio Carlos
Francisco Castro - Ana Maria e Lorena
Paulo Basílio - Hélio Chagas
Rhaís e Lilian - Gracy e Manoel
Antônio Gomes e João Gonçalves - Licia Mota
Comandante Puçã e Família - José Armando
Marcela Mihessen - Luiz Pereira Lima
Eneida Botelho - Rogério Rosso
Hoa Lim, Bárbara, Ayda. Samira e Eliane - Carmen Abreu e Suzana Maria
José Graça Couto e Adriana - Lara Maria
José Albuquerque, o Zezinho e Paula - Margarida e Manoel Octaviano
Fábio e Elba - Lurdinha Arruda
Luciana e Flávio - Mastro Celso Martins e Jaqueline
Cavel Raposos e José Albuquerque, o Carioquinha - Filó Pires e Eli Maria Vieira
Darcy Gasparetto - Pedro Maranhense Costa
Henrique Bandeira - André Rorigues e Ivanda
Aparecida Silva - Antônio de Pádua Lima
Veroni, Nice Galdino, Maria do Socorro e Milton Granado - Minha Família: Elba, Veroni e Mara
"
"
"
"