Enquanto o volume fabuloso de aço da Torre Eiffel ilumina e conquista as ruas de Paris, em Brasília, a imponência da Torre de TV captura o olhar de centenas de pessoas que passam pelo local durante a semana. O monumento projetado pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa — pioneiro que traçou o Plano Piloto — é inspirado na estrutura parisiense e completou 55 anos de história, nessa quarta-feira (9/3). Com 230 metros de altura, é a segunda construção mais alta do Brasil — ficando atrás do Infinity Coast, em Balneário Camboriú (SC), com 234,7 metros — e desde a inauguração, em 1967, é um dos atrativos mais importantes da capital do país.
Turista, Izaias conta que veio do Pará, há quatro dias. "Aqui, é muito diferente da minha terra natal, porque todos os pontos turísticos ficam concentrados e dá para tirar fotos muito bonitas, além de poder visitar vários locais ao mesmo tempo. Fica tudo perto", diz.
Para 2022, está prevista a entrega do paisagismo do espaço entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV. Os projetos originais estão preservados. O boulevard contará com wi-fi para a população. "Assumir a gestão da Torre e devolver à população de Brasília um dos principais cartões-postais do DF nos dá orgulho e a certeza de que estamos trabalhando em prol do desenvolvimento econômico, social e humano. Estamos felizes em poder celebrar os 55 anos da Torre junto à nossa gente. É, realmente, um cartão postal com muito significado, momentos, memórias e histórias na vida de todos nós", afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Comércio
A visita à Torre de TV se completa com o passeio pela fonte luminosa e pela famosa Feira da Torre, que oferece o melhor do artesanato e produtos regionais. Ela funciona de sexta-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 18h. No local, é possível encontrar móveis, peças de vestuário, bijuterias, arte decorativa e, na praça de alimentação, pratos típicos do Brasil inteiro. Dentre as pessoas que aproveitam as sombras da estrutura para vender souvenires, está o comerciante José Raimundo, 54.
Nascido em Brasília, José ressalta que trabalha no espaço há dez anos, vendendo estátuas pequenas de monumentos de Brasília, pulseiras, tornozeleiras e colares e pôde presenciar diferentes histórias, que ficaram na memória. Dentre eles, o show da Marília Mendonça, na Esplanada dos Ministérios. "Lotou os jardins da cidade, foi algo legal de se ver", lembra, com carinho da cantora. "Sempre esbarramos e trocamos ideia com gente de tudo quanto é lugar do Brasil. Às vezes, até de fora. A Torre reúne muitas histórias, e nós, que trabalhamos aqui, conseguimos compartilhar várias delas e conhecer diversas pessoas", destaca José.
A Torre de TV abriga, na feira, 571 boxes ocupados por artesãos de todo o DF. "Ela gera emprego e renda e movimenta a economia criativa de Brasília. Desde que foi inaugurada, a Torre nunca deixou de ser um grande atrativo turístico. Representa a união do brasiliense", considera a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. "A Torre é ponto de encontro dos brasileiros de todos os estados. Ela funciona como um farol para o DF", completa.
Programe-se
Para celebrar os 55 anos da Torre de TV, o BRB vai promover uma série de atrações. A partir desta quinta-feira (10/3), estará à disposição uma visitação on-line da Torre, pelo perfil @torredetvbrasilia no Instagram. O mirante funcionará, das 9h às 17h45. O projeto Torre 360 oferece mais atrações que podem ser conferidas no perfil @torre360brb, também no Instagram. De 12 de março até abril, a galeria do Mezanino recebe a exposição Quem acredita em desenhos fixos?, assinada pela Nós Galeria, de São Paulo, com 40 peças. A entrada custa R$ 10.
*Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho