Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sábado, 23 de novembro de 2024

HISTÓRIAS ESPACAIS PARA HOMENS DO FUTURO: LIVRO DE FRANCESCA CAVALLO (POSTAGEM DA LEIORA GABRIELA CUERBA)

Aos homens do futuro: histórias que inspiram uma nova geração de meninos

Francesca Cavallo, premiada autora e best-seller do New York Times, lança livro com propósito de auxiliar na construção da masculinidade saudável

Desde cedo, meninos são ensinados que devem ser líderes natos, bem-sucedidos e heróis destemidos se quiserem ser amados. Que os homens que expressam as próprias emoções acabam se tornando frágeis ou que a desconexão com os sentimentos é uma virtude digna de uma boa liderança. Para romper com essas crenças tóxicas, a escritora de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, best-seller do New York Times, Francesca Cavallo lança o livro Histórias Espaciais para Homens do Futuro. São 12 contos para ajudar os pequenos leitores a descobrirem que os garotos também choram e não precisam ser fortes o tempo todo.

Nestas narrativas divertidas e repletas de lições de vida, ilustradas pelo premiado designer gráfico mexicano Luis San Vicente, as crianças são convidadas a viajar por planetas longínquos e imaginários. Cada um deles aborda um tema crucial para a formação da identidade masculina: desde a relação com a figura paterna à sabedoria para lidar com a disparidade de força; do relacionamento das emoções para além da raiva à exploração corajosa da própria identidade de gênero. Por meio de muitas aventuras, o leitor ainda aprende sobre autoconhecimento, empatia, coragem emocional, autenticidade, igualdade, respeito, superação dos medos, como lidar com frustrações ou situações opressivas, e a importância da solidariedade e resiliência.

"Esse livro nasceu do desejo profundo de criar uma ferramenta para discutir um dos temas mais controversos do nosso tempo: a masculinidade. É um livro que cresceu como fruto de um exercício de extrema escuta, amor e confiança. Três coisas que não podem e não devem nunca faltar quando nos relacionamos com crianças, sejam meninas ou meninos [...] esse é o universo que quero conquistar junto a cada um de vocês. Para que o amor que sentimos pelas crianças se torne o amor que elas sentem por si mesmas. E para que esse amor se torne a força motriz de suas vidas”, revela Francesca Cavallo.

Ao longo dos contos encantados, a autora apresenta lugares habitados por piratas, ogros, fantasmas, reis, um presidente com uma estranha obsessão pela guerra e o sapo que busca um amor verdadeiro – cada qual lutando contra preconceitos e ideais tóxicos impostos pela sociedade. Embasada em pesquisas nas áreas de psicologia, antropologia e sociologia, que estudam a formação da identidade masculina a partir de diversos pontos de vista, Francesca Cavallo também explora de forma leve como o mundo poderia ser diferente se todos fossem capazes de expressar a necessidade de estabelecer conexões sem direcionar comportamentos destrutivos para si e para o próximo, além de compreender que pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza.

Histórias Espaciais para Homens do Futuro, publicado pela VR Editora e com posfácio escrito por Pedro Pacífico (o @Bookster), não se limita a apresentar ao público personagens masculinos que têm orgulho de sua coragem emocional e da própria integridade moral. O livro oferece às crianças – do presente e do futuro – uma visão nova e mais saudável do que significa ser “homem” na contemporaneidade, que meninos e meninas merecem crescer livres dos estereótipos de gênero e da cultura de opressão e violência que aprisionou o conceito de masculinidade durante muito tempo.

Ficha técnica:
Título: 
Histórias Espaciais para Homens do Futuro
Subtítulo: 
12 contos para inspirar uma nova geração de meninos

Título original:
Autora
: Francesca Cavallo
Ilustrador
: Luis San Vicente

Tradutora: Nathália Dimambro
Selo: VR Editora
ISBN: 978-85-507-0574-3
Edição/ano: 1ª ed. /2024
Gênero: literatura infantojuvenil
Público-alvo: crianças, pais e professores
Idade recomendada: +7 anos
Número de páginas: 180
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil


Sobre a autora: Francesca Cavallo 
é autora dos primeiros dois volumes da série Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, best-sellers do New York Times que foram traduzidos para cinquenta idiomas e venderam mais de 7 milhões de exemplares no mundo inteiro. Em 2019, deixou a Rebel Girls para fundar sua segunda produtora de mídia, a Undercats. A escritora também se destacou no cenário editorial global por sua pesquisa sobre estratégias de auto publicação como forma de proteger a liberdade plena dos artistas e o direito de defender a dignidade no trabalho criativo. Desde 2019, faz parte do programa Jovens Líderes Europeus da Friends of Europe e luta todos os dias para promover os direitos LGBTQIA+ e combater a violência de gênero e qualquer outra discriminação com uma perspectiva pan-europeia.

Redes sociais:
Instagram
@francescatherebel
Site
www.francescatherebel.com

Sobre o ilustrador: Luis San Vicente nasceu na Cidade do México em março de 1970. Estudou design gráfico na Universidade Autônoma Metropolitana e ilustrou mais de cinquenta livros infantis, publicados por todo o mundo. Suas ilustrações já foram expostas e premiadas em grandes mostras, feiras e galerias internacionais, como o Iberoamerica Illustra Contest, a International Children’s and Youth Book Fair, a Bologna Children’s Book Fair e a Los Silos International Story Fair. Durante mais de vinte anos, San Vicente experimentou diversas formas de ilustração, combinando técnicas tradicionais e digitais em busca do estilo perfeito para cada projeto.

Redes sociais:
Instagram
@luis_sanvicente_ilustrador

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros