Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 18 de dezembro de 2023

HISTÓRIA DE BRASÍLIA: BRASAL COLECIONA 60 ANOS DE HISTÓRIA E MOMENTOS MARCANTES

 

Brasal coleciona 60 anos de histórias e momentos marcantes em sua trajetória

Empresa familiar, que nasceu em Brasília, se tornou referência em âmbito nacional no que diz respeito a negócios, gestão e expansão de mercado

Apresentado por  
postado em 18/12/2023 00:00
 
 
Homenagem aos participantes da 1ª fase das Entrevistas da história oral - Memória Brasal -  (crédito: Brasal)
Homenagem aos participantes da 1ª fase das Entrevistas da história oral - Memória Brasal - (crédito: Brasal)
 

Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio Braziliense

Após três anos da inauguração de Brasília, a Brasal, uma das marcas pioneiras da cidade, dava os seus primeiros passos na capital. Atualmente, a empresa é considerada um dos maiores grupos empresariais do Centro-Oeste. No entanto, até conquistar esse patamar, foi necessário realizar um trabalho constante, diário e com apoio de muitos colaboradores.

Com a matriz em Brasília, a Brasal está presente em mais quatro estados, sendo eles Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Rio de Janeiro. Somando todas as suas atividades, o grupo responde pelos segmentos de produção e distribuição de bebidas; incorporação e construção imobiliária; revenda de veículos; e comercialização de combustíveis e geração de energia.

Passadas seis décadas desde a sua fundação, o grupo empresarial soma histórias singulares e marcantes. Para reviver esses momentos especiais, a Brasal realizou, no final do mês de novembro, um evento para lançar o site Memória Brasal, responsável por apresentar a caminhada da empresa e a ampliação do seu escopo em âmbito nacional.

 

  • Osório Adriano Filho, Osório Adriano Neto, Cristiane Adriano, Pedro Adriano
    Osório Adriano Filho, Osório Adriano Neto, Cristiane Adriano, Pedro Adriano Brasal
     
     
  • Jean Claude Blaffender, diretor geral Brasal Refirgerantes; e Wendell Queiroz, diretor executivo Brasal
    Jean Claude Blaffender, diretor geral Brasal Refirgerantes; e Wendell Queiroz, diretor executivo Brasal Brasal
     
  • Alsene Beserra, Jean Carlos, Adalberto Santos, Osório Neto e Eric Fasseber
    Alsene Beserra, Jean Carlos, Adalberto Santos, Osório Neto e Eric Fasseber Brasar
     
  • Adalberto Scigliano, do arquivo público do DF; Laissa Alvim e Wendell Queiroz, da Brasal; e Pedro Saad, da Editora Brasileira
    Adalberto Scigliano, do arquivo público do DF; Laissa Alvim e Wendell Queiroz, da Brasal; e Pedro Saad, da Editora Brasileira Brasal
     
     
  • Lygia Rodrigues, da Grifo Projetos Históricos
    Lygia Rodrigues, da Grifo Projetos Históricos Brasal
     
  • Laissa Alvim, da Brasal, apresentando Pedro Saad, da Editora Brasileira
    Laissa Alvim, da Brasal, apresentando Pedro Saad, da Editora Brasileira Brasal
     
     
  • Wendell Queiroz, diretor executivo da Brasal; e Dilton Junqueira, diretor geral Brasal Incorporações
    Wendell Queiroz, diretor executivo da Brasal; e Dilton Junqueira, diretor geral Brasal Incorporações Brasal 

 

“O site Memória Brasal é uma das iniciativas em comemoração aos 60 anos do grupo, completados em 2023. As seis décadas de empresa representam um marco histórico para todos que fazem parte dessa trajetória de sucesso”, enfatiza o diretor executivo da holding Brasal, Wendell Queiroz, que há 25 anos trabalha na empresa.

“A Memória Brasal conecta passado, presente e futuro. É uma homenagem à jornada da Brasal, contando sua história e cultura por meio de entrevistas e documentos resgatados em minuciosas pesquisas. Esse é um acervo dinâmico, pois Brasal é movimento. Seu passado de sucesso é a impulsão para manter seu olhar para o futuro, identificando oportunidades de crescimento que tragam evolução para toda sua cadeia de relacionamento”, destaca Wendell.

Celebrando os 60 anos no mercado, o portal reúne as transformações e vivências da marca com a cidade. Um dos aspectos que é destacado no ambiente virtual diz respeito ao sonho do Osório Adriano Filho, que decidiu fazer parte da construção da capital ao adotar o Planalto Central como lugar para empreender e estabelecer raízes.

O mineiro, nascido em Uberaba (MG), veio à cidade e, na época, comprou uma pequena empresa de serviços autorizados Volkswagen, dando início, em 17 de agosto de 1963, à Brasal, um dos primeiros empreendimentos a se instalar no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Com o objetivo de ampliar os negócios, trouxe ao Distrito Federal, sete anos depois o primeiro posto de combustível da marca. Hoje, a empresa é responsável pela revenda de combustíveis e lubrificantes com as bandeiras Shell e Petrobras.

Em 1989, deu mais um passo com o intuito de ampliar a sua atuação, firma a parceria com a Coca-Cola Company com a franquia de uma fábrica no DF. Já no ano de 2003, estreou no setor da incorporação e construção imobiliária, em 2018, apostou na geração de energia.

No lançamento da plataforma, Osório Neto, vice-presidente das empresas Brasal — e filho de Osório Adriano Filho —, se emocionou ao relembrar trajetória da empresa construída pelo seu pai e que seguiu evoluindo com a segunda geração. “Que alegria e felicidade poder estar aqui, nesse momento, lembrando de tudo e revendo pessoas. Estou completando 40 anos na Brasal, então, eu pude viver muita coisa por aqui. Para mim, é um privilégio estar com meu pai aqui, nesse momento de celebração dos 60 anos; e também de estar com meu filho, representando a nossa terceira geração”, destacou.

 

Osório Adriano e Osório Adriano Neto
Laissa Alvim, da Brasal, apresentando Pedro Saad, da Editora Brasileira(foto: Brasal)

 

Em seu discurso, o vice-presidente ressaltou o orgulho que sente da empresa e, também, dos colaboradores que fazem parte da organização. Para Osório Neto, a conquista dos 60 anos também está relacionada a esse sentimento. "Eu só tenho agradecer a Deus por tudo isso, pela minha vida aqui, há 40 anos, e agradecer, principalmente, a cada um de vocês que fazem essa história, porque a Brasal é um nome, uma entidade, mas quem realmente faz a marca somos nós, que estamos aqui todos os dias”, complementou.

Passado, presente e futuro

Aos 94 anos, Osório Adriano Filho carrega um brilho especial no seu olhar. Comunicativo, alegre e com um semblante de orgulho, o empresário é responsável por criar a história de uma empresa diretamente ligada à história do país e, em especial, da capital federal.

Relembrar a trajetória da Brasal remete a lembranças especiais e que contaram com a contribuição de diferentes pessoas nesse percurso. Na inauguração do site Memória Brasal, Osório trouxe um pouco desse recorte para quem estava presente.

“Agradeço a todos vocês que fazem parte dessa lembrança. Eu não fiz a Brasal sozinho. Eu contei com vocês, com os meus filhos, mas, principalmente, eu contei com uma companheira”, emocionou-se o presidente e fundador da Brasal ao lembrar de sua esposa, Silvia Adriano, que faleceu neste ano.

Saudoso, Osório Adriano Filho também recordou o começo da história da empresa. "A gente tinha 26 ou 27 pessoas. Hoje somos cerca de cinco mil. Essa história é um trabalho de todos nós. A gente não construiu Brasília, mas ajudamos nesse processo e, até hoje, continuamos ajudando", celebra.

Uma cultura que inspira

Mergulhar neste projeto nos proporcionou um aprendizado imenso sobre empreendedorismo, gestão humanizada, determinação, busca pela excelência, demonstrando que a Brasal sempre foi uma empresa do futuro, sempre pensou adiante do seu tempo, sempre tendo como objetivo, além da busca por resultados, a evolução das pessoas”, relata Laissa Alvim, gerente de marketing institucional da Brasal.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros