HÉRNIA DE DISCO (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
A hérnia de disco é uma condição na parte do disco intervertebral, que funciona como amortecedor entre as vértebras da coluna, e quando rompida e se desloca, pode comprimir os nervos próximos, causando dor e irradiando para as pernas, se for na coluna lombar, ou para os braços, se for na coluna cervical.
Uma pergunta comum que muitos pacientes me fazem é se, após serem tratados cirurgicamente, a hérnia pode reincidir, ou seja, voltar a ocorrer após o tratamento.
A resposta é sim, a condição pode retornar mesmo após um tratamento bem sucedido, mas a estatística mundial mostra que apenas 4% dos pacientes voltam a ter hérnias recidivas.
Diversos fatores podem contribuir para a recorrência, incluindo:
Envelhecimento : À medida que envelhecemos, os discos intervertebrais podem se deteriorar naturalmente, tornando-os mais suscetíveis a lesões e hérnias.
Estilo de vida : Má postura, excesso de peso, falta de exercício e levantamento inadequado de objetos pesados podem aumentar o risco de desenvolver hérnias de disco.
Lesões : Quedas, acidentes e atividades que envolvam movimentos repetitivos ou esforço excessivo nas costas podem causar novas hérnias de disco ou agravar as existentes.
Cuidados pós-operatórios inadequados : Quando o paciente não segue os cuidados necessários pelo tempo determinado, exigindo exercícios das vértebras operadas, pode haver um desgaste adicional.
Em caso de recorrência, pode ser necessário indicar o paciente novamente para cirurgia.
Agende uma consulta comigo.
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767