Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quarta, 25 de setembro de 2024

HEAVEN BREAKER - ALGOZ DO PARAÍSO: LIVRO DE SARA WOLF (POSTAGEM DA LEITORA GABRIELA CUERBA)

Até que ponto a humanidade pode confiar nas tecnologias? Na distopia "Heavenbreaker", a escritora best-seller Sara Wolf apresenta uma sociedade que vive as consequências da destruição da Terra após a Inteligência Artificial sair de controle. Os sobreviventes, confinados em estações espaciais, convivem com o medo de máquinas que, ao invés de libertar os humanos, se tornaram opressoras.

Publicada pela Plataforma21, a história gira em torno de Synali, uma jovem que precisa controlar o temível robô Algoz do Paraíso, a fim de buscar não apenas liberdade, mas vingança. Raimundo, confira o release abaixo com detalhes, disponível para compartilhar com o seu público.

Para aprofundar essa discussão e pautar como a literatura distópica ajuda a pensar sobre o futuro tecnológico, sugiro uma entrevista com Sara Wolf (por e-mail ou videochamada em inglês). A autora pode explorar as questões sobre IA levantadas em "Heavenbreaker" e como elas se relacionam com a realidade hoje.

Vamos agendar essa conversa? :)
Aguardo seu contato: (11) 99996-5754
Abs,
Gabi

Um mundo distópico em que a IA é destrutiva e não pode mais ser controlada

Ficção científica com toque de fantasia escrita pela best-seller Sara Wolf, "Heavenbreaker" retrata uma Terra inabitável e devastada pela guerra

Quando uma terrível guerra tornou a Terra inabitável, onde a Inteligência Artificial (IA) saiu de controle e foi banida há cem anos após se rebelar, os sobreviventes encontraram uma forma de perpetuar a vida em uma estação espacial. Dividida por classes sociais, a nobreza governa sob a liderança de um rei, enquanto os pobres sobrevivem em condições miseráveis na Ala Baixa. Mas Synali, a protagonista de Heavenbreaker – Algoz do Paraíso, livro best-seller de Sara Wolf, está determinada a se infiltrar na Ala Nobre para saciar a própria sede de vingança.

Filha bastarda do Duque da Casa Hauteclare, que assassinou sua mãe por ser de classe inferior e ameaça sua posição política, a jovem faz um pacto com um nobre misterioso para vingar-se e matar o pai. Mas, para isso, a garota precisa cumprir algumas regras: Synali deve disputar a Copa Supernova, uma espécie de torneio, com o corcel Algoz do Paraíso – um dos robôs gigantes mais antigos usados na guerra que os expulsou do planeta. 

Esta sensação... é o corcel? Parece uma pessoa. Minha mente se volta instantaneamente para a Inteligência Artificial verdadeira, do tipo que foi banido há cem anos após sua rebelião. A IA falsa é usada para tudo na Estação, de sub-rotinas de limpeza a máquinas cirúrgicas, mas a IA verdadeira é ilegal. Nem mesmo os nobres são insensatos o bastante para colocar IA verdadeira nos seus corcéis - eles querem coisas que possam controlar, e a IA verdadeira que nossos ancestrais fizeram não pode mais ser controlada. É por isso que o monarca que veio antes do Rei Ressinimus ordenou que fosse destruída.
(Heavenbreaker – Algoz do Paraíso, p. 29)

À medida que Synali avança na competição, os inimigos dela caem um a um. Porém, para além da vingança, ela descobre segredos sombrios que cercam o mundo em que vive e as mentiras que foram transmitidas por séculos. Com um toque de fantasia e romance ao bom estilo slow burn e enemies-to-lovers, a autora explora nesta ficção científica a problemática das intrigas políticas, além de questões profundas da contemporaneidade – a externalização da raiva feminina, a ganância pelo poder e as complexidades das relações humanas em meio à opressão e à desigualdade.

Narrado por diferentes pontos de vistas, esta obra publicada pela Plataforma 21 faz o leitor refletir sobre o que significa ser humano em um universo onde as máquinas podem se tornar incontroláveis. Primeiro livro de Sara Wolf lançado no Brasil, Heavenbreaker – Algoz do Paraíso já conquistou leitores ao redor do mundo. Alcançou o quarto lugar na lista de mais vendidos do New York Times e foi destacado pela Amazon como um dos melhores lançamentos do ano. O desfecho da duologia, Hellrunner – Mensageiro do Inferno, chega aos leitores brasileiros em breve também pela Plataforma21.

Ficha técnica:
Título: Heavenbreaker – Algoz do Paraíso 
Título original: Heavenbreaker 
Autor: Sara Wolf 
Editora/selo: Plataforma21
Edição/ano: 1ª ed. / setembro 2024 
Gênero: Aventura e Ficção Científica 
Público-alvo: Jovem-adulto 16+
ISBN do livro físico: 978-65-88343-88-3 
ISBN do livro digital: 978-65-88343-87-6 
Número de páginas: 512 
Preço: R$ 89,90 
Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

Sobre a autora: Sara Wolf escreve livros de romance, ficção científica e fantasia em Portland, no Oregon, onde encontrou um refúgio para se esconder do sol. Ela gosta de chá, romances slow-burn e cenas de luta empolgantes. Heavenbreaker é seu primeiro livro publicado no Brasil. 

Siga a autora nas redes: 
Site: Authorsarawolf.com  
Instagram: authorsarawolf 

Sobre a editora: A Plataforma21 é o resultado do carinho da VR Editora pelos jovens leitores. E tudo começou com a publicação do best-seller Maze Runner. São 7 anos oferecendo o que há de melhor em aventura, romance, fantasia e cultura pop na literatura de entretenimento. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros