Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 18 de março de 2023

GOJI BERRY: FRUTA EXPLODE NO TIKTOK E É RECONHECIDA COMO *ELIXIR DA JUVENTUDE"

 

Por Melanie Shulman, La Nacion

 

A fruta vermelha é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento celular
A fruta vermelha é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento celular Pixabay

Apelidado de "o fruto da eterna juventude", o goji berry (ou baga de goji, em portugês, sendo baga a designação para fruta carnosa com sementes) é um sucesso entre os alimentos nutritivos e saudáveis. É uma pequena fruta vermelha desidratada, semelhante às passas, e com um sabor doce, conhecida por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento das células do corpo. Por esses motivos, nos últimos anos seu consumo viralizou entre os adeptos de um estilo de vida mais saudável.

Alimento milenar, a fruta é originária da China, onde era utilizada para fins medicinais, para melhorar a longevidade e para tratar problemas respiratórios e cardiovasculares.

O goji berry desembarcou no ocidente, no século XIX, e sua popularidade vem aumentando devido aos seus diversos benefícios estéticos e físicos. A hashtag #berryasdegoji acumula 217,1 milhões de visualizações na plataforma de vídeos Tik Tok. Lá, usuários de todo o mundo postam vídeos experimentando a fruta e listando os seus inúmeros benefícios.

Considerado um superalimento, o goji berry, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, ganhou relevância mundial significativa há duas décadas devido ao seu alto índice de componentes bioativos, essenciais para a promoção da saúde.

— É um produto natural, livre de processos industriais e conservantes artificiais — afirma Estefanía Beltrami, nutricionista.

A fruta vem de uma planta conhecida como Lycium barbarum, um tipo de arbusto característico de climas temperados, que cresce de maneira selvagem no Himalaia e nas regiões do Tibete e da Mongólia, na Ásia.

Quais os benefícios que o goji berry fornece?

— Tem todos os macronutrientes de que precisamos e que são responsáveis ​​por gerar energia e manter os tecidos vitais do corpo: 65% são carboidratos, 15% proteínas, que neste caso inclui todos os aminoácidos essenciais, e 10% de gorduras insaturadas, diz a nutricionista.

Por sua vez, também são fontes de micronutrientes. Analía Yamaguchi, especialista em nutrição clínica do Hospital Italiano, explica que a fruta contém minerais como potássio, cálcio, zinco, magnésio e ferro. Componentes antioxidantes e anti-inflamatórios que retardam o envelhecimento celular e protegem a microbiota intestinal, grupo de microrganismos alojados no cólon, responsáveis ​​por regular as funções do organismo e mantê-lo em equilíbrio.

À lista, unem-se também as vitaminas do grupo B e C, necessárias para fortalecer o sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de doenças e infecções. A esse respeito, Yamaguchi acrescenta que, quando a vitamina C é ingerida após o almoço ou jantar, “o ferro é melhor fixado, principalmente em vegetarianos”.

Além disso, a fruta ainda é aliada da visão, pois possui carotenoides: pigmentos orgânicos que dão cor aos alimentos – como no caso da cenoura, do tomate e da gema do ovo –, ajudando os músculos oculares e evitando sua deterioração. Além disso, graças à presença de flavonoides, compostos naturais que fazem parte das plantas, o cérebro e o coração também ficam protegidos.

Diante desse cenário, o MedlinePlus, site mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, menciona que, graças às suas substâncias, o goji berry é usado para tratar doenças como diabetes, auxilia na perda de peso e no cuidado da pele. Porém, enfatizam que ainda não há boas evidências científicas que respaldem esses usos.

Esta fruta apresenta-se em diferentes formatos: recheada, crua, em pó e em suplementos, podendo ser consumida de muitas maneiras e adaptada ao gosto pessoal. A nutricionista Beltrami esclarece que uma das opções é combinar a fruta em pratos doces.

— Pode ser misturada com iogurte, em preparações para pudins e pão-de-ló, ou, por exemplo, como cobertura de panquecas.

Já os adeptos dos sabores agridoces “podem adicionar esta fruta a saladas ou sopas”, indica a nutricionista, explicando que outra alternativa é batê-la ou usar o pó para fazer sucos, batendo bem para misturar em diferentes bebidas e realçar o gosto.

Sobre a dose recomendada para ser ingerida, um relatório do MedlinePlus afirma que, para um consumo seguro, a quantidade diária não deve exceder os 15 gm. No entanto, os pesquisadores sugerem que é melhor consumir a fruta por um curto período de tempo, pois não se sabe ao certo se pode gerar efeitos colaterais a longo prazo.

Por se tratar de um produto específico e um tanto exótico, o goji berry pode ser encontrado embalado em lojas de produtos naturais e dietéticos.

 O consumo de goji berry tem contraindicações?

Yamaguchi destaca que, embora seja um alimento natural com grandes propriedades, não deve ser atribuída nenhuma qualidade mágica, já que seus benefícios só são obtidos dentro de uma dieta saudável.

Alguns grupos, além disso, devem ter mais cuidado para não exagerar na quantidade. Entre eles, Beltrami cita aqueles em tratamento anticoagulante e que tomam medicamentos com a propriedade.

— Nesses casos, o goji berry pode interferir e anular os efeitos da medicação — esclarece.

 Uma declaração do MedlinePlus também sugere que pessoas com alergias, bem como mulheres grávidas ou lactantes, devem evitar a fruta, pois ainda não se sabe ao certo se pode ter um impacto negativo.

Sem dúvida, este alimento antigo está ganhando espaço entre os fiéis seguidores de um estilo de vida natural: aqueles que retornam às raízes e reivindicam os hábitos de culturas ancestrais, que consumiam produtos orgânicos recém-colhidos e sem qualquer tipo de intervenção, prometendo qualidade de vida e um caminho longe de doenças crônicas e estresse.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros